rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 11, 2024

Crianças do JI de Arnoia cantam as Janeiras

As crianças do pré-escolar do Jardim de Infância de Arnoia cumpriram a tradição de Cantar as Janeiras em Celorico de Basto. O Presidente da Câmara Municipal e os vereadores do executivo municipal de Celorico de Basto receberam as crianças nos paços do concelho. A música intitulada “truz, truz, truz” foi interpretada pelas crianças de 3, 4 e 5 anos que frequentam o jardim-de-infância de Arnoia e que andam a “cantar as janeiras para manter vivas as tradições e ao mesmo tempo aproveitar para angariar alguma verba para adquirir alguns materiais para a nossa sala e material de desgaste que muitas vezes falta e é necessário” disse Isabel Costa, educadora de infância deste jardim. As crianças foram recebidas pelo executivo municipal de Celorico de Basto, no salão nobre dos paços que os ouviu deliciados. “É sempre uma honra receber os reis e as janeiras nos paços do concelho. As escolas têm feito este trabalho de preservação desta tradição com todo o brio, transmitindo-a às novas gerações, para que as mesmas se vão enraizando na comunidade, só assim, é possível preservar o que nos identifica” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. É intenção deste jardim-de-infância visitar outras entidades públicas com o intuito de permitir que as crianças conheçam as instituições públicas locais.

Protocolo Dignitude + | Mondim + Saúde comparticipa medicamentos a partir de 15 de Janeiro

A autarquia de Mondim de Basto apoia os munícipes na aquisição de medicamentos com o protocolo assinado com a Associação Dignitude e Associação Nacional de Farmácias. O Município de Mondim de Basto formalizou um protocolo de cooperação com aAssociação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Dignitude, que tem comoobjetivo comparticipar a aquisição de medicamentos e demais especialidadesfarmacêuticas e dispositivos médicos, aos munícipes que reúnam os critérios paraserem beneficiários desta medida.O Protocolo Dignitude + | Mondim + Saúde entra em vigor no dia 15 de janeiro de2024 e substitui o Protocolo Programa Abem: Rede Solidária do Medicamentoque, com as diversas alterações introduzidas pela adenda de outubro de 2022 –nomeadamente no conceito de beneficiário, nas condições de recurso e no contributofinanceiro -, motivou a exclusão de uma parte dos beneficiários abrangidos peloprotocolo.Segundo a autarquia revela “para beneficiar desta medida, os munícipes deverão solicitar, nos serviços de Ação Social da Câmara Municipal, o seu registo na plataforma informática da AssociaçãoDignitude, bem como a emissão do Cartão Mondim + Saúde.”Podem requerer o Cartão Mondim + Saúde, os munícipes que residam em regime depermanência, no concelho de Mondim de Basto, há pelo menos dois anos; não sejambeneficiários de subsídios atribuídos no âmbito de outros Programas de apoio àaquisição de medicamentos e não auferiram rendimentos per capita, próprios ou doconjunto dos membros do agregado familiar, superiores ao valor da pensão social doregime não contributivo da segurança social.“O Executivo de Mondim de Basto considera esta medida social essencial para facilitaro acesso aos cuidados primários de saúde, procurando minimizar as situações defragilidade social de todos aqueles que apresentam baixos recursos e que nãoconseguem suportar os custos associados à aquisição de medicamentos.”, diz a autarquia.

Secretário de Estado Carlos Miguel inaugura Feira do Fumeiro de Montalegre

Foi ontem apresentada publicamente a 33.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. Nas instalações do Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, na vila de Salto foi divulgado que o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel vai estar presente na inauguração do certame deste ano. “De 18 a 21 deste mês, a “rainha do fumeiro” regressa com mais produtores e mais fumeiro”, referiu a autarca Fátima Fernandes, ontem, na apresentação. A Feira do Fumeiro é realizada pelo Município de Montalegre e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Uma das mais emblemáticas feiras de fumeiro do país terá este ano 49 expositores de fumeiro, cinco novos produtores e com idades abaixo dos 30 anos, que, no total, terão à venda cerca de 50 toneladas de presunto, alheiras, salpicões ou chouriças, contabilizando-se, também, um aumento da quantidade de produto a vender. A feira conta com um total de 65 expositores. Ontem, Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre considerou «A primeira palavra vai para os nossos produtores que, ao longo do tempo, conseguiram aperfeiçoar esta arte culinária. Hoje é uma arte com um nível de excelência. A nossa Feira do Fumeiro é uma das melhores do país. Temos a particularidade de todos os produtos endógenos serem comercializados. Somos uma terra Património Agrícola Mundial com muito para oferecer aos nossos visitantes. Conseguimos conjugar a gastronomia com a natureza. Há muito para ver e saborear no nosso concelho. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto mesmo, é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É um facto notável. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro. Sabe bem da potencialidade do nosso território. A Feira do Fumeiro é, acima de tudo, um espaço cultural onde mostramos a nossa identidade, aquilo que somos. Os produtos derivados do porco são de excelência assim como os outros como a carne, as couves, os licores, o mel, as compotas e o pão.» A saberNúmero de expositores (fumeiro) – 49Número de expositores (outros produtos tradicionais) – 16Total de expositores – 60Toneladas de produto – 50 PRODUTOS EM EXPOSIÇÃO E VENDAFumeiro TradicionalPresuntoAlheiraChouriça de carneSalpicãoSangueiraChouriço de abóboraCarnes Curadas (Pá, Pernil, Barriga, Pé, Peito e Cabeça)Produtos ApícolasMel de UrzePólenPrópolisGeleia realPadariaPão CenteioBicas de carneFolaresDoces e CompotasDoce de AbóboraDoce de frutos silvestresDoce de frutos vermelhosDoce de castanhaCompota de maçãDoce de cerejaErvas Aromáticas e MedicinaisCarquejaErva CidreiraHortelãHortelã PimentaSilvaSabugueiroArtesanatoVestuário, Barros, Pintura e EsculturaVinhos e LicoresMarcas locais: Mont`alegre e Padre FontesLicores tradicionais variados de Montalegre

ipma

Próxima madrugada fria e fim-de-semana de chuva

Tempo frio em Portugal continental – Comunicado nº4 O estado do tempo em Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano, tendo este episódio sido temporariamente interrompido nos dias 9 e 10, por influência de uma massa de ar mais quente. Nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial a temperatura mínima, devido à incursão de uma nova massa de ar polar, de trajeto continental, que irá gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente as regiões mais a sul, embora com impacto reduzido. Desta forma, na madrugada do dia 11, esperam-se valores da temperatura mínima inferiores a 5°C nas regiões do interior, sendo inferiores a 0°C no nordeste transmontano e em zonas de montanha das regiões Norte e Centro. A progressiva influência da referida massa de ar far-se-á notar com um acentuado arrefecimento no final de dia 11, sendo a madrugada de dia 12 a mais fria deste episódio. Neste dia são esperadas mínimas entre -5 e -0°C na generalidade do interior Norte e Centro, podendo localmente ser registados valores inferiores. A generalidade do território terá mínimas inferiores a 5°C, excetuando apenas alguns locais do litoral Centro e Sul. Está assim prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que poderá ter impacto significativo na circulação rodoviária.Nos dias 11 e 12, a temperatura máxima deverá também ser mais baixa, em especial no dia 11, salientando-se o interior Norte e Centro onde os valores deverão variar entre 3 e 8°C, sendo inferior a 3°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nos pontos mais altos. Neste dia existe ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos nas serras do extremo Norte, que a ocorrer deverão ser de neve nas serras. Por estes motivos, foi emitido um aviso de Tempo Frio para os dias 11 e 12 nos distritos de Bragança e Guarda. A temperatura irá subir nos dias 13 e 14 e deverá manter-se, sem variações muito significativas, nos dias seguintes.