rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 5, 2024

Hospital de Penafiel já tem cardioversor desfibrilador implantável

O CHTS colocou, na passada sexta-feira, 29 de Dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave. A colocação deste aparelho é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, está a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que, na passada sexta feira realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo” considera Aurora Andrade, diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS. “Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, congratula-se, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente. Como funciona o CDI O CDI faz uma monitorização constante do coração, atuando automaticamente para corrigir o ritmo cardíaco. Se o coração estiver a bater muito rapidamente e de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para obrigar o coração a voltar a bater normalmente, tal como acontece com um desfibrilador externo. O desfibrilador implantável pode, igualmente, ser usado no tratamento do ritmo cardíaco lento, enviando impulsos elétricos para corrigir o ritmo dos batimentos.

Miradouro de Campanhó na EM1205 vai ser construído

A Câmara Municipal de Mondim de Basto celebrou um Contrato de Delegação de Competências com a União de Freguesias de Campanhó e Paradança, para a construção do Miradouro de Campanhó na EM1205 e instalação do respetivo mobiliário urbano. O contrato prevê a transferência de uma verba de 23.079,91€ para a União de Freguesias de Campanhó e Paradança, com vista à construção deste Miradouro,  “reabilitação do espaço envolvente e criação de lugares de estacionamento, contribuindo para a promoção e divulgação do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico nas aldeias do concelho de Mondim de Basto.”, revela a autarquia em comunicado. “A execução desta empreitada resulta de um esforço conjunto de concretização de melhorias no espaço público, para benefício da população residente e de quem visitará este Miradouro.” remata a autarquia liderada por Bruno Ferreira.

CPCJ de Celorico de Basto distribuiu brinquedos pelo Natal

A CPCJ de Celorico de Basto recebe brinquedos de instituições particulares e distribuiu-os pelas crianças que acompanha ao longo do ano.Helena Martinho, Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, diz que “é com muita alegria que recebemos todos os brinquedos que tão honrosamente nos fizeram chegar. Uma atitude altruísta que já permitiu brindar muitas crianças e jovens que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e que estão a ser acompanhadas por esta instituição”. A entrega da maioria dos brinquedos foi feita antes do Natal, “quadra propícia para brindar as nossas crianças com estes miminhos. Um dos direitos da criança consagrado na convenção internacional de 20 de novembro de 1989 é o direito a brincar, e isso é algo que procuramos, de todas as formas, assegurar, tarefa que vimos facilitada com este gesto generoso e voluntário”, assegurou a presidente da CPCJ de Celorico de Basto. Ao mesmo tempo, “conseguimos recriar nas instalações da CPCJ, um espaço mais acolhedor para receber as crianças e jovens, dispondo de uma diversidade de brinquedos”.Os brinquedos foram entregues pela JSD de Celorico de Basto com alguns dos seus membros a deslocarem-se às instalações da CPCJ para a entrega formal.A CPCJ de Celorico de Basto foi ainda contactada por uma associação sediada no Luxemburgo, Un grand coeur pour des petits Heros, que presenteou com brinquedos 17 crianças e jovens que estão a ser acompanhados pela CPCJ de Celorico de Basto.

Amarante tem a água mais cara do país e o autarca diz-se “muito preocupado”

O presidente da Câmara de Amarante reage com “muita preocupação” à análise efetuada pela Deco Proteste – que aponta Amarante como um dos concelhos onde a fatura da água é das mais caras do país. A DECO revela que em 2023, os municípios de Amarante (distrito do Porto) e o do Fundão (distrito de Castelo Branco) registaram a fatura mais elevada nos consumos de 120 e 180 m3 de água. No consumo de 120 m3 de água, Amarante consta na lista de municípios de Portugal onde as tarifas são mais elevadas: Amarante (470,13 euros), Oliveira de Azeméis (468,68 euros), Trofa (467,25 euros), Baião (453,32 euros) e Celorico de Basto (451,10 euros). “Não somos nós que definimos o tarifário. Eu disse-o sempre: este contrato de concessão é desastroso. Mas, além disso, identificado que está o erro e olhando para o território nacional como um todo, é tempo de agir na regulação do preço deste que é um bem essencial”, refere o autarca amarantino.   A aprovação da concessão à Águas do Noroeste, agora designada Águas do Norte, em 2011, foi contestada por José Luís Gaspar desde o primeiro momento. Na altura, enquanto vereador da oposição, o agora presidente da autarquia votou contra a concessão.  “O que este estudo demonstra é a negação da coesão territorial. Tratando-se de um bem essencial, como se pode permitir tão grande disparidade no preço da água dos diferentes concelhos?”, questiona José Luís Gaspar que exige “um tarifário regulado para todos o país”.

Celoricenses passam a ter o Hospital de Guimarães como referência (c/áudio)

Celorico de Basto passou a ter desde dia 1 de Janeiro de 2024, o hospital de Guimarães como hospital de referência. O autarca José Peixoto Lima considera “Este é um momento importante para todos os celoricenses. Celorico de Basto fica a ganhar com esta mudança para um hospital de referência nacionalmais próximo da generalidade do concelho e com melhor serviço de transportes públicos”. Para o edil celoricense, José Peixoto Lima, a principal vantagem da mudança para Guimarães é a existência de um maior número de ligações por transportes por autocarros àquela cidade, beneficiando do facto de os concelhos vizinhos de Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto também terem o Hospital Senhora da Oliveira como referência, como podemos ouvir abaixo a explicação do autarca celoricense aquando da palestra acerca da mudança dos cuidados primários em Celorico de Basto que aconteceu em Dezembro do ano passado e onde esteve presente o Dr. Henrique Capelas que fez parte da direção do Hospital Senhora da Oliveira e agora vai liderar a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa. Desde 1 de Janeiro deste ano que os utentes de Celorico de Basto passam a dirigir-se ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, para a prestação de cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados. Com a restruturação do Serviço Nacional de Saúde – SNS, o país passa a estar coberto por 39 ULS e 222 novas Unidades de Saúde Familiar de modelo B. Com esta reorganização foi criada a ULSAA – Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que agrega os concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto, servindo cerca de 270.000 utentes. A nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) vai ter como presidente do Conselho de Administração o médico Pedro Cunha, Clara Paz Dias será a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares. Na área dos cuidados de saúde primários, a direção clínica ficará a cargo do médico Domingos Freitas, especialista em Medicina Familiar e do Trabalho, a direção de enfermagem será ocupada pela enfermeira gestora, com especialidade em Saúde Materna, Alcina Pereira da Silva e o lugar de vogal executivo, com o pelouro financeiro, será ocupado por João Miranda. No comunicado emitido, a direção da ULSAA diz que esta unidade “foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo”.

GNR transportou 315 orgãos em 2023

No ano que passou a GNR realizou 315 transportes de órgãos. O transporte de órgãos e feito pela GNR desde 1994. Durante o ano de 2023, a GNR efetuou o transporte de 315 órgãos, empenhando 628 militares e tendo percorrido cerca de 67 771 quilómetros. Os quatro distritos com mais transportes realizados foram Lisboa: 55; Coimbra: 48; Setúbal: 33 e Santarém: 28. A saber que em 2022, a GNR transportou 261 órgãos, empenhou 523 militares e percorreu 56 281 quilómetros.

Cineclube de Amarante – programação de Janeiro

O mito de Don Juan em 2024? É com o filme de Serge Bozon que começa o ano cinéfilo em Amarante. Amanhã, no Cinema Teixeira de Pascoaes pelas 21h30.Depois, a 12 de janeiro vai estar em exibição o último filme de Christian Petzold – “CÉU EM CHAMAS”. Pela primeira vez um filme do realizador alemão não é bem recebido pela crítica. Ou pelo menos, consensualmente. Mas depois de Undine (2020), Em Trânsito (2018) e Phoenix (2014) a expectativa é grande.O último filme Wim Wenders chega a Amarante dia 19. Chama-se “Dias Perfeitos”.O cineclube de Amarante termina o mês com Aki Kaurismäki, com o filme “Folhas Caídas”. Dia 05 – DON JUAN UM FILME DE SERGE BOZON COM Tahar Rahim, Virginie Efira, Alain Chamfort, Damien Chapelle
 Rejeitado no dia do casamento, Laurent, um actor de teatro que encarna o famoso sedutor Don Juan, não consegue deixar de ver a sua ex-noiva em todas as mulheres que conhece. Decidido a reparar o seu coração partido e a alimentar o seu ego pisado, tentará seduzir todas, mas nenhuma parece receptiva aos seus elaborados (e musicais) avanços. Enquanto isso, no teatro, a co-protagonista demite-se e a produção traz a ex-noiva de Laurent para a substituir. Trailer https://www.youtube.com/watch?v=cTcsRPsRITE 2022 | FRANÇA | M/14 | 1H 40MIN Dia 12 – CÉU EM CHAMAS ( ROTER HIMMEL) UM FILME DE CHRISTIAN PETZOLD COM Thomas Schubert, Paula Beer, Enno Trebs, Jonas Dassler. O ambiente aquece, literal e figurativamente, na natureza e entre os seres humanos, na realidade que partilhamos e também no último filme de Christian Petzold, segundo tomo numa série de obras inspirada nos quatro elementos, começada em 2020 com o aquático Undine. É a vez do fogo, neste drama emocionalmente escaldante em que quatro jovens se vêem aprisionados pelas chamas florestais numa casa de férias no Mar Báltico. A temperatura eleva-se entre eles, catalisando amor e desejo, rancor e ciúme, numa combustão que ameaça consumir as suas almas sôfregas de algum tipo de libertação. Trailer https://www.youtube.com/watch?v=QWNLstGub8M 2023 | ALEMANHA | M/12 | 1H 42MIN Dia 19 – DIAS PERFEITOS (PERFECT DAYS) – UM FILME DE WIM WENDERS com Kōji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto Neste delicado drama do quotidiano, Wim Wenders narra a história de Hirayama, um japonês que aparenta encontrar a felicidade numa vida simples enquanto empregado de limpeza de casas de banho em Tóquio. Para além da sua rotina meticulosa, Hirayama nutre uma paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Através de uma série de encontros inesperados, são revelados detalhes do seu passado que desencadeiam uma reflexão profundamente poética e comovente sobre a capacidade de encontrar beleza no mundo que nos rodeia. Perfect Days estreou-se no Festival de Cannes, onde conquistou o Prémio de Melhor Actor, atribuído pela notável interpretação de Kōji Yakusho e o Prémio do Júri Ecuménico. Trailer   https://www.youtube.com/watch?v=snZxq5hXaQ4 2023 | JAPÃO | M/12 | 2H 03MIN | Dia 26 FOLHAS CAÍDAS (FALLEN LEAVES) – UM FILME DE AKI KAURISMÄKI Duas pessoas solitárias encontram-se por acaso na noite de Helsínquia e tentam encontrar o primeiro, único e último amor das suas vidas. Mas o caminho para atingir esse objectivo é cheio de obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não saberem o nome um do outro. E a tendência geral da vida em criar obstáculos no caminho daqueles que buscam a felicidade.Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe operária de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl). Trailer https://vimeo.com/894978638 2023 | FINLÂNDIA/ALEMANHA| M/12 | 1H 21MIN |