rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Cineclube de Amarante – programação de Janeiro

O mito de Don Juan em 2024? É com o filme de Serge Bozon que começa o ano cinéfilo em Amarante. Amanhã, no Cinema Teixeira de Pascoaes pelas 21h30.
Depois, a 12 de janeiro vai estar em exibição o último filme de Christian Petzold – “CÉU EM CHAMAS”. Pela primeira vez um filme do realizador alemão não é bem recebido pela crítica. Ou pelo menos, consensualmente. Mas depois de Undine (2020), Em Trânsito (2018) e Phoenix (2014) a expectativa é grande.
O último filme Wim Wenders chega a Amarante dia 19. Chama-se “Dias Perfeitos”.
O cineclube de Amarante termina o mês com Aki Kaurismäki, com o filme “Folhas Caídas”.

Dia 05DON JUAN

UM FILME DE SERGE BOZON COM Tahar Rahim, Virginie Efira, Alain Chamfort, Damien Chapelle


Rejeitado no dia do casamento, Laurent, um actor de teatro que encarna o famoso sedutor Don Juan, não consegue deixar de ver a sua ex-noiva em todas as mulheres que conhece. Decidido a reparar o seu coração partido e a alimentar o seu ego pisado, tentará seduzir todas, mas nenhuma parece receptiva aos seus elaborados (e musicais) avanços. Enquanto isso, no teatro, a co-protagonista demite-se e a produção traz a ex-noiva de Laurent para a substituir.

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=cTcsRPsRITE 2022 | FRANÇA | M/14 | 1H 40MIN

Dia 12CÉU EM CHAMAS

( ROTER HIMMEL) UM FILME DE CHRISTIAN PETZOLD COM Thomas Schubert, Paula Beer, Enno Trebs, Jonas Dassler.

O ambiente aquece, literal e figurativamente, na natureza e entre os seres humanos, na realidade que partilhamos e também no último filme de Christian Petzold, segundo tomo numa série de obras inspirada nos quatro elementos, começada em 2020 com o aquático Undine. É a vez do fogo, neste drama emocionalmente escaldante em que quatro jovens se vêem aprisionados pelas chamas florestais numa casa de férias no Mar Báltico. A temperatura eleva-se entre eles, catalisando amor e desejo, rancor e ciúme, numa combustão que ameaça consumir as suas almas sôfregas de algum tipo de libertação.

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=QWNLstGub8M 2023 | ALEMANHA | M/12 | 1H 42MIN

Dia 19DIAS PERFEITOS

(PERFECT DAYS) – UM FILME DE WIM WENDERS com Kōji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto

Neste delicado drama do quotidiano, Wim Wenders narra a história de Hirayama, um japonês que aparenta encontrar a felicidade numa vida simples enquanto empregado de limpeza de casas de banho em Tóquio. Para além da sua rotina meticulosa, Hirayama nutre uma paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Através de uma série de encontros inesperados, são revelados detalhes do seu passado que desencadeiam uma reflexão profundamente poética e comovente sobre a capacidade de encontrar beleza no mundo que nos rodeia. Perfect Days estreou-se no Festival de Cannes, onde conquistou o Prémio de Melhor Actor, atribuído pela notável interpretação de Kōji Yakusho e o Prémio do Júri Ecuménico.

Trailer   https://www.youtube.com/watch?v=snZxq5hXaQ4 2023 | JAPÃO | M/12 | 2H 03MIN |

Dia 26

FOLHAS CAÍDAS

(FALLEN LEAVES) – UM FILME DE AKI KAURISMÄKI

Duas pessoas solitárias encontram-se por acaso na noite de Helsínquia e tentam encontrar o primeiro, único e último amor das suas vidas. Mas o caminho para atingir esse objectivo é cheio de obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não saberem o nome um do outro. E a tendência geral da vida em criar obstáculos no caminho daqueles que buscam a felicidade.Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe operária de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl).

Trailer https://vimeo.com/894978638 2023 | FINLÂNDIA/ALEMANHA| M/12 | 1H 21MIN |