rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 9, 2023

Mondim de Basto reduz taxa de IRS em 2024

O executivo municipal de Mondim de Basto aprovou, na reunião de câmara realizada a 09 de novembro, uma nova redução da taxa de participação do município no IRS do próximo ano de 2024.Esta medida de redução gradual da taxa do IRS começou a ser implementada em 2022 com a aplicação de uma taxa de 4,5% no IRS que, em 2023, voltou a registar uma descida e se fixou nos 4%.Tendo em conta “a atual e difícil situação económica atravessada pelas famílias”, a autarquia de Mondim de Basto revela que pretende prescindir de parte da receita resultante da participação do município no IRS do próximo ano de 2024, tendo decidido fixar em 3,5% a sua participação no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Mondim de Basto.“Com esta medida os Mondinenses verão devolvidos a seu favor, um montante superior a 16 605 mil euros.”, revela o executivo liderado por Bruno Ferreira.No que diz respeito ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, o executivo mantem a taxa no limite mínimo legal, quer para os prédios rústicos, cuja taxa está fixada nos 0,8%, quer para os urbanos com a taxa de 0,3%.“Com a aplicação desta taxa mínima o município abdica, no próximo ano, de um valor de receita superior a 246 mil euros.”, refere,No próximo ano será, ainda, implementado o IMI Familiar, uma medida que permite poupanças entre 30 e 140 euros por agregado familiar. Vai beneficiar 404 famílias do concelho, garantindo uma devolução na ordem dos 21 mil euros às famílias Mondinenses.

Reabilitada a Capela do Senhor da Ponte em Mondim de Basto (c/áudio)

A 6 de Dezembro, o executivo camarário de Mondim de Basto inaugurou a obra de reabilitação da Capela do Senhor da Ponte, localizada em Vilar de Viando, freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, esteve presente. A obra, financiada no âmbito do PROVERE Minho Inovação, representou um investimento total de cerca de 184 mil euros, com uma comparticipação FEDER de cerca de 85% das despesas elegíveis.Como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “a intervenção neste imóvel visou, para além da sua recuperação e restauro, a sua dotação com equipamento e software informático, capaz de proporcionar aos seus visitantes uma experiência de visitação virtual apelativa e inovadora”.Foi no mesmo dia que o Presidente da Autarquia Mondinense, apresentou o Roteiro Religioso de Mondim de Basto e lançou a respetiva plataforma online, onde está compilada a informação relativa ao património religioso do concelho, que integra 36 capelas e nove igrejas.“Este novo roteiro vem reforçar a oferta de recursos e itinerários culturais e religiosos existentes no concelho, possibilitando ao visitante percorrer todas as freguesias e tirar partido das paisagens e recursos naturais”, acrescentou o autarca. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, elogiou o empenho da Câmara Municipal em estruturar novos projetos turísticos e assim colocar o seu território na rota do turismo nacional. Reforçou ainda a ideia de que o turismo é o dinamizador das economias locais, particularmente, dos territórios do interior” Foram alguns os populares que se juntarem para com satisfação constatar a reabilitação desta capela, bastante frequentada pelos locais. A próprio espaço conta no interior com uma quadro interativo onde consta a explicação histórica que pode ouvir abaixo, nas palavras do escritor e investigador mondinense Luís Jales de Oliveira, que acompanhou toda a visita.

Centro de Saúde de Celorico com obras no exterior

Está a ser realizada pela autarquia de Celorico de Basto a reabilitação da envolvente exterior ao edifício do Centro de Saúde de Celorico de Basto com o intuito de criar as melhores condições de acessibilidade a utentes e trabalhadores. A intervenção consiste na colocação de pavimento betuminoso, uma operação que estará concluída rapidamente para que os serviços voltem a funcionar em pleno. Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, entidade gestora de todo o edifício por inerência da delegação de competências na saúde, concluída em março último, “o estado de degradação do exterior do centro de saúde é uma situação antiga e que em nada beneficiava os utentes e os trabalhadores deste tão importante serviço. São problemas estruturais que estamos a resolver para que, em breve, possamos, já com as devidas diligencias formalizadas, abrir um serviço novo neste Centro de Saúde, uma Unidade de Internamento que irá acolher os doentes vindos de hospital e contribuir para a sua integral reabilitação”. O autarca celoricense prevê, a curto prazo, que a futura ULS venha a criar condições para abrir uma unidade de internamento, neste Centro de Saúde, para dar apoio ao internamento hospitalar central. Um espaço que vai funcionar na antiga unidade de convalescença que existia no Centro de Saúde, entretanto desativada. “Estamos a trabalhar para que este espaço volte a ter a dignidade de outros tempos, e possa voltar a ter condições para servir convenientemente a população”. As técnicas do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) deslocaram-se às instalações do Centro de Saúde de Celorico de Basto para verificarem das condições atuais e desenharem o projetos das obras de reabilitação, para que aqui sejam instalados os serviços da Unidade de Internamento.