rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Reabilitada a Capela do Senhor da Ponte em Mondim de Basto (c/áudio)

A 6 de Dezembro, o executivo camarário de Mondim de Basto inaugurou a obra de reabilitação da Capela do Senhor da Ponte, localizada em Vilar de Viando, freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, esteve presente.

A obra, financiada no âmbito do PROVERE Minho Inovação, representou um investimento total de cerca de 184 mil euros, com uma comparticipação FEDER de cerca de 85% das despesas elegíveis.
Como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “a intervenção neste imóvel visou, para além da sua recuperação e restauro, a sua dotação com equipamento e software informático, capaz de proporcionar aos seus visitantes uma experiência de visitação virtual apelativa e inovadora”.
Foi no mesmo dia que o Presidente da Autarquia Mondinense, apresentou o Roteiro Religioso de Mondim de Basto e lançou a respetiva plataforma online, onde está compilada a informação relativa ao património religioso do concelho, que integra 36 capelas e nove igrejas.
“Este novo roteiro vem reforçar a oferta de recursos e itinerários culturais e religiosos existentes no concelho, possibilitando ao visitante percorrer todas as freguesias e tirar partido das paisagens e recursos naturais”, acrescentou o autarca.


O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, elogiou o empenho da Câmara Municipal em estruturar novos projetos turísticos e assim colocar o seu território na rota do turismo nacional. Reforçou ainda a ideia de que o turismo é o dinamizador das economias locais, particularmente, dos territórios do interior”

Foram alguns os populares que se juntarem para com satisfação constatar a reabilitação desta capela, bastante frequentada pelos locais. A próprio espaço conta no interior com uma quadro interativo onde consta a explicação histórica que pode ouvir abaixo, nas palavras do escritor e investigador mondinense Luís Jales de Oliveira, que acompanhou toda a visita.