rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Centro de Saúde de Celorico com obras no exterior

Está a ser realizada pela autarquia de Celorico de Basto a reabilitação da envolvente exterior ao edifício do Centro de Saúde de Celorico de Basto com o intuito de criar as melhores condições de acessibilidade a utentes e trabalhadores. A intervenção consiste na colocação de pavimento betuminoso, uma operação que estará concluída rapidamente para que os serviços voltem a funcionar em pleno.

Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, entidade gestora de todo o edifício por inerência da delegação de competências na saúde, concluída em março último, “o estado de degradação do exterior do centro de saúde é uma situação antiga e que em nada beneficiava os utentes e os trabalhadores deste tão importante serviço. São problemas estruturais que estamos a resolver para que, em breve, possamos, já com as devidas diligencias formalizadas, abrir um serviço novo neste Centro de Saúde, uma Unidade de Internamento que irá acolher os doentes vindos de hospital e contribuir para a sua integral reabilitação”. O autarca celoricense prevê, a curto prazo, que a futura ULS venha a criar condições para abrir uma unidade de internamento, neste Centro de Saúde, para dar apoio ao internamento hospitalar central. Um espaço que vai funcionar na antiga unidade de convalescença que existia no Centro de Saúde, entretanto desativada. “Estamos a trabalhar para que este espaço volte a ter a dignidade de outros tempos, e possa voltar a ter condições para servir convenientemente a população”.

As técnicas do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) deslocaram-se às instalações do Centro de Saúde de Celorico de Basto para verificarem das condições atuais e desenharem o projetos das obras de reabilitação, para que aqui sejam instalados os serviços da Unidade de Internamento.