rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Mondim de Basto reduz taxa de IRS em 2024

O executivo municipal de Mondim de Basto aprovou, na reunião de câmara realizada a 09 de novembro, uma nova redução da taxa de participação do município no IRS do próximo ano de 2024.
Esta medida de redução gradual da taxa do IRS começou a ser implementada em 2022 com a aplicação de uma taxa de 4,5% no IRS que, em 2023, voltou a registar uma descida e se fixou nos 4%.
Tendo em conta “a atual e difícil situação económica atravessada pelas famílias”, a autarquia de Mondim de Basto revela que pretende prescindir de parte da receita resultante da participação do município no IRS do próximo ano de 2024, tendo decidido fixar em 3,5% a sua participação no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Mondim de Basto.
“Com esta medida os Mondinenses verão devolvidos a seu favor, um montante superior a 16 605 mil euros.”, revela o executivo liderado por Bruno Ferreira.
No que diz respeito ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, o executivo mantem a taxa no limite mínimo legal, quer para os prédios rústicos, cuja taxa está fixada nos 0,8%, quer para os urbanos com a taxa de 0,3%.
“Com a aplicação desta taxa mínima o município abdica, no próximo ano, de um valor de receita superior a 246 mil euros.”, refere,
No próximo ano será, ainda, implementado o IMI Familiar, uma medida que permite poupanças entre 30 e 140 euros por agregado familiar. Vai beneficiar 404 famílias do concelho, garantindo uma devolução na ordem dos 21 mil euros às famílias Mondinenses.