rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 16, 2024

Projeto educativo SAB´Arte com atividade a 20 de Janeiro

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua no novo ano e apresenta já dia 20 de Janeiro uma atividade sobre a história e lenda do santo padroeiro da cidade amarantina. O SAB´Arte é um projeto educativo com propostas para crianças e famílias, ao terceiro sábado de cada mês, entre as 10h00 e as 11h30. Dia 20 de janeiro, mês de São Gonçalo, o SAB’Arte debruça-se sobre a história e lenda do Santo Padroeiro. “São Gonçalo, São Gonçalinho” dirige-se a crianças e jovens, entre os seis e os 12 anos, e terá como convidado o autor amarantino António Patrício, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória on-line (forms.cm-amarante.pt). A 17 de fevereiro, o SAB’Arte realiza-se no Museu Amadeo de Souza-Cardoso e é para todas as idades. “A entrelaçar lingua(gens) – 13.º PASC” pretende explorar a obra da artista Catarina Real, que integra a exposição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, através de um cruzamento de linguagens artísticas e a Língua Gestual Portuguesa (LGP). As famílias são convidadas a embarcar nesta incursão pelo mundo dos sentidos, fomentando o questionamento sobre o Eu e o Outro. A 16 de março, o SAB’Arte muda-se para o Arquivo Municipal e, sob o tema “… e a Liberdade aconteceu!”, vai recordar como foram os dias da Revolução dos Cravos em Amarante, por ocasião da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Para crianças e jovens, dos seis aos 16 anos. As inscrições on-line para o SAB’Arte de fevereiro e março abrem 15 dias antes.

Mondim de Basto comparticipa transporte a 111 alunos universitários

São atualmente 111 estudantes que estão a usufruir da medida de apoio ao transporte dos alunos universitários que a autarquia leva a cabo já desde o ano passado. O Município de Mondim de Basto disponibiliza o transporte para as cidades mais próximas da sede de concelho, e comparticipa o pagamento dos bilhetes das viagens que se estendem além das rotas assumidas na medida levada a cabo pelo executivo liderado pelo social-democrata Bruno Ferreira.A comparticipação adicional do custo das deslocações vigora desde o dia 16 de outubro de 2023, data de publicação da alteração do Regulamento de Apoio ao Transporte de Estudantes do Ensino Superior Residentes no Concelho de Mondim de Basto. Até à data a autarquia procedeu ao reembolso do valor dos bilhetes das viagens a 33 alunos que integram os circuitos especiais, cujas viagens se prolongam para além das rotas definidas, nomeadamente, para Bragança, Coimbra, Covilhã e Mirandela.Para beneficiarem desta comparticipação adicional, os estudantes com candidatura formalizada junto dos serviços da Câmara Municipal, devem apresentar sempre os bilhetes comprovativos das viagens. Foi no ano letivo passado que a autarquia de Mondim de Basto definiu três rotas que ligam a sede de concelho às cidades mais próximas, nomeadamente, a rota Mondim de Basto / Vila Real, a rota Mondim de Basto / Amarante / Porto e a rota Mondim de Basto/ Guimarães / Braga, assumindo o transporte dos estudantes do concelho com recurso a viaturas próprias dos serviços municipais.As carreiras funcionam às sextas-feiras e aos domingos, permitindo que estes alunos possam regressar a Mondim de Basto e visitar as suas famílias durante os fins-de-semana.Os estudantes interessados em usufruir deste apoio poderão formalizar ou renovar a sua candidatura junto do Balcão Único da Câmara Municipal ou através do email bu@cm-mondimdebasto.pt .As condições de acesso ao apoio ao transporte podem ser consultadas no site do Município aqui .

“Cantar as Janeiras” aos idosos isolados em Amarante

A Universidade Sénior de Amarante canta as Janeiras aos idosos isolados do concelho a 22, 23 e 25 de janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo, as Tunas da Universidade Sénior de Amarante, dos polos de Amarante e Vila Meã, vão cantar as Janeiras a 12 idosos das freguesias de Candemil, Ansiães, Jazente, Madalena, Lufrei, Fregim e Freixo de Baixo. A iniciativa realizou-se pela primeira vez em janeiro de 2022, inserida no Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, da Guarda Nacional Republicana, que visa apoiar a população mais desfavorecida e vulnerável, como é o caso dos idosos que vivem afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos; e no projeto Aproximidade, criado pela Câmara Municipal de Amarante no início de 2022, para lhes prestar apoio social, psicológico e de saúde, com vista a tornar o concelho socialmente inclusivo para os seniores.

Celoricense Gonçalo Pereira marca a história do futsal português (c/áudio)

O jovem celoricense Gonçalo Pereira, de 15 anos, guarda-redes de futsal, está já marcado na história do futsal português. Da formação do Sp. Braga, estreou-se na I Liga, no jogo com o Candoso do passado domingo, tornando-se no mais jovem de sempre a jogar no principal escalão. Convocado para o jogo do Sporting de Braga, tornou-se ainda o mais jovem com mais minutos em campo (14 minutos). O jovem Gonçalo está de novo convocado pelo Sporting de Braga para os Quartos da Taça da Liga de Futsal que acontece já esta quinta-feira, 18 de Janeiro, na Póvoa de Varzim. O Gonçalo Pereira ingressou com 5 anos nas escolinhas de futsal da Associação de Futsal de Celorico de Basto e aí iniciou a sua formação no futsal como petiz e juvenil. Desde o início desta época, setembro passado que está na formação do SP de Braga. Ontem, o nosso comentador desportivo, Eugenio Fernandes Carvalho, parabenizou o jogador em direto no espaço semanal desportivo da RRB.