rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 19, 2023

Mondim de Basto aprova para 2024 maior orçamento da última década

O Município de Mondim de Basto aprovou para 2024 um orçamento de cerca de 17 980 000 euros. Para o executivo municipal, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 poderão materializar o maior investimento público no concelho, realizado pelo Município de Mondim de Basto na última década – com a incorporação do saldo de gerência que é expectável atingir cerca de 2,5 milhões de euros -, definindo assim um Orçamento Municipal que superará os 20 milhões de euros. “Seguindo a estratégia dos últimos dois anos, o orçamento para 2024 continuará a ser um orçamento amigo das famílias mondinenses” revela a autarquia enumerando as medidas aplicadas efetivamente no apoio aos mondinenses; “O funcionamento dos Centros de Convívio em todas as freguesias do concelho; o apoio ao transporte dos estudantes universitários, que abrange mais de 110 famílias; o apoio complementar à natalidade, e ainda, todas as outras medidas anteriormente assumidas como o transporte a consultas e tratamentos médicos; o incentivo à natalidade; a gestão direta das refeições escolares e o transporte gratuito para todos os alunos do ensino secundário.” Segundo o executivo liderado pelo social-democrata Bruno Ferreira “Este orçamento traduz a orientação estratégica de reduzir as taxas e os impostos municipais, destacando-se a aplicação do IMI familiar, as taxas mínimas de IMI para os prédios rústicos e urbanos, e a redução progressiva da participação na taxa de IRS, que no próximo ano acomoda uma nova redução para 3,5%. Em 2024, o programa “Acesso para Todos” será reforçado com a dotação de 40.000€ para cada freguesia, tendo como finalidade melhorar as acessibilidades às habitações das famílias Mondinenses.” A concretização de obras consideradas estruturantes para o concelho estão também previstas no orçamento para 2024, como é o caso do Edifício de Habitação 1º Direito (18 habitações), na Avenida Augusto Brito; o Plano de Valorização Integrado da Zona Ribeirinha do Tâmega e Cabril; a Valorização das Quedas do Rio Cabrão; a Casa Mortuária de Paradança; a Requalificação da Envolvente e Construção da Casa Mortuária do Bilhó, de Ermelo e de Vilar de Ferreiros; a Requalificação do Museu Municipal de Mondim de Basto; a Reabilitação da zona envolvente à Fonte do Trigo, a Zona de Recreio e Lazer da Ponte dos Cavacos de Vilar de Ferreiros; a Zona de Recreio e Lazer de Vilarinho; o Centro de Recolha Oficial de Animais e o Miradouro das Fisgas de Ermelo. Define os projetos de execução, prepara as candidaturas e o financiamento para a execução do Centro de Turismo da Casa da Igreja; do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde da Sub-Região de Basto; da Requalificação Urbanística da Praça de Atei; das Áreas de Acolhimento Empresarial em Atei; da Via Circular Externa de Mondim de Basto e da Requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto. Pode recordar a entrevista de Bruno Ferreira à RRB, em Novembro deste ano, aqui.

2024 com Orçamento de 68,8 milhões de euros em Amarante (c/áudio)

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 do Município de Amarante foram aprovados, sem votos contra, em Reunião de Câmara e em sessão de Assembleia Municipal, no valor de 68,8 milhões de euros – mais 18,8 milhões de euros face ao de 2023. Cerca de nove milhões de euros do orçamento do próximo ano vão ser assegurados por receita consignada de fundos comunitários. A CM de Amarante realça a  aposta  clara  na habitação; o município  formalizou  já  candidaturas  ao  PRR,  no âmbito  da  implementação  da  Estratégia  Local  de  Habitação,  que  totalizam  um investimento  de cerca  de  13,3  milhões  de  euros, no decurso de 2024. Neste domínio e no âmbito das oportunidades de financiamento do Portugal 2030, outras candidaturas serão formalizadas. À semelhança dos orçamentos anteriores, este incorpora contributos da Oposição e foi preparado em conjunto com os Presidentes de Junta de Freguesia que, de resto, vêem atualizados os atuais valores a transferir para as Freguesias e Uniões das Freguesias, à taxa de inflação prevista no Relatório do Orçamento do Estado para 2024 (3,3%). O Município de Amarante prevê terminar o ano de 2023 com toda a faturação de fornecedores paga, ou seja, transitar para 2024 sem dívidas a fornecedores. O orçamento reflete o compromisso com o rigor e disciplina económica e financeira, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos Amarantinos e promover o reforço da competitividade e da coesão territorial, assegurando, sempre, a manutenção do equilíbrio das finanças municipais”, refere o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, “apesar do contexto de indefinição nacional e internacional que condicionam o exercício de planeamento e previsão quanto ao andamento de dossiers de extrema relevância para atividade autárquica, nomeadamente a execução de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o arranque efetivo do Portugal 2030, fontes de financiamento determinantes para o desenvolvimento estratégico de Amarante”. No passado sábado o vice-presidente do município, Jorge Ricardo, esteve no programa “Espaço Aberto” da RRB e destacou a inauguração do Solar dos Magalhães, a acontecer no próximo ano. Obra praticamente concluída, frisou. Também no próximo ano a Alameda Teixeira de Pascoes vai sofrer obras de remodelação. Vai ser posto em prática um projeto do arquiteto Souto Moura para o local, que vai transformar a Alameda e colocá-la bem diferente de como sempre a conhecemos.

Celorico de Basto discute a nova organização dos cuidados de saúde

Esta quarta-feira, 20 de Dezembro, vai decorrer em Celorico de Basto uma palestra sobre a saúde no âmbito da nova Organização dos Cuidados de Saúde Primários para Celorico de Basto. Uma palestra dirigida a toda a comunidade com os intervenientes destas mudanças. Vão ser oradores o Dr. Henrique Capelas, Dr. Ernesto Martins, Dra. Ana Francisca Costa, Enf. José Luís Freitas e Dra. Helena Martinho. A palestra acontece no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a partir das 10h30.

Filandorra apresenta “Teatro in(esperado)” em Celorico de Basto

Um “Natal (in) esperado” é a criação coletiva da Filandorra apresentado às crianças do concelho de Celorico de Basto amanhã, 20 de Dezembro, pelas 10H30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto. A Filandorra – Cooperativa de Produção, Formação e Animação Teatral foi fundada em Vila Real em 1986.