rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 4, 2023

Presidência aberta realizada em Fervença (c/áudio)

Foi a 18 de Novembro que o executivo camarário celoricense realizou a presidência aberta em Fervença. Na reunião, que juntou o executivo camarário e o executivo da junta de freguesia, liderado por Manuel Magalhães, foi dado conta das principais realizações a nível de pavimentos. Foi pavimentada a Calçada dos Carreirinhos, o Caminho de Fundevila, a Travessa da Boavista, a Travessa do Cruzeiro, e a curto prazo pavimentada a rua da Ventuzela com betuminoso, a rua de Fontelas com betuminoso ou cubos e muro de suporte e o caminho de Barreiros com cubos. Paralelamente a estas obras foram pavimentadas com betuminoso a rua do Vinhal, a Rua do Soutal e a rua do Souto. O executivo de freguesia aproveitou esta reunião de trabalho para acrescentar a necessidade de desenvolver outras obras semelhantes para criar as melhores condições aos fregueses e visitantes. Para o caminho do Suvinhal pediram que o mesmo fosse alargado e que fosse executado um muro de suporte junto à N101.4, a pavimentação do parque em frente à igreja e a criação de um passeio, e o alargamento e pavimentação de alguns espaços da rua de Fervença, o alargamento e pavimentação da rua de S. Bento e a pavimentação do caminho de Cimo de Vila. Obras que desejam ver executas até ao fim do mandato. É também objetivo proceder à pavimentação da envolvente à Escola Básica da Mota e do pavilhão desportivo.Está em fase final de execução a expansão da rede de saneamento da freguesia, cuja ligação à rede de tratamento será efetuada a curto prazo. Ficou ainda assente que o posto médico da Mota irá sofrer obras de beneficiação. É ainda objetivo a pavimentação do caminho do Souto e da Devesa, e a beneficiação do Parque do Calvelo ficando da responsabilidade da junta de freguesia proceder ao levantamento de quem são os terrenos na sua envolvente, quem são os proprietários e se há possibilidade de os adquirir. A Estratégia Local de Habitação esteve também em cima da mesa, sendo que nesta freguesia existem até ao momento 16 candidaturas, 3 das quais já submetidas ao IRHU. A Associação Cultural e Recreativa de Fervença, com o Presidente da Direção, Márcio Neves esteve também presente. O presidente deu conta do crescimento da modalidade de Kickboxing no concelho, com mais de 42 atletas inscritos na federação. Márcio Neves referiu a necessidade da cobertura do polidesportivo da Mota para que o mesmo possa ter as condições, todo o ano, para a prática do Futsal. Abaixo as declarações do José Peixoto Lima em relação à visita a Fervença:

Celorico de Basto recebeu apresentação dos projetos PROVERE para o Douro, Tâmega e Sousa

Celorico de Basto foi o anfitrião da sessão de apresentação do “PROVERE: valorização, dinamização e promoção turística do Douro, Tâmega e Sousa”, a 24 de Novembro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de apresentação de 25 projetos -âncora do PROVERE Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos para a vasta região do Douro, Tâmega e Sousa foi feita em Celorico de Basto. O auditório do Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os intervenientes e contou com todas as entidades que firmaram parceria no âmbito da implementação de uma Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos com foco temático no turismo, reforçada pela importância da atividade turística na região do Douro, Tâmega e Sousa. Foram apresentados 6 projetos que permitiram a implementação de 25 projetos-âncora. A abrir a sessão esteve a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, que deu nota da importância da valorização do território e dos recursos endógenos. “Os programas PROVERE são instrumentos de desenvolvimento regional vocacionados para ativar os territórios de baixa densidade nos quais se insere Celorico de Basto. A partir da valorização de recursos como a natureza, a paisagem, a ruralidade, a gastronomia, o artesanato procura-se combater os efeitos da interioridade, tirando partido dos recursos destes territórios que possam imprimir atividades diferenciadas e sustentáveis, muitas das quais relacionadas com o turismo de natureza, o turismo cultural e patrimonial”. Maria José Marinho disse ainda que “Celorico de Basto, Capital das Camélias e Solar do Vinho Verde aliada à sua gastronomia e a uma identidade cultural muito própria e genuína tem condições e recursos capazes de atrair um conjunto diversificado de públicos e segmentos”. Esta foi uma sessão que serviu para que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa / Rota do Românico, a AMDT – Associação de Municípios do Douro e Tâmega, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, apresentassem os resultados da implementação do PROVERE, aplicação de fundos e trabalho desenvolvido. Os projetos “apresentados verificam-se como alavancas impulsionadores de um território de alta qualidade e excelência” assegurou a autarca.

Luzes Led iluminam Celorico de Basto nesta quadra natalícia

A vila de Celorico de Basto e os polos urbanos do concelho já estão iluminados nesta quadra natalícia. A iluminação de Natal foi ligada na passada sexta-feira, pelas 20h00, pelo executivo municipal com o intuito de colocar mais atrativo os centros urbanos da vila para impulsionar as compras no comércio local. José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal diz que a “iluminação de Natal apresenta-se como um estímulo para levar a população às ruas, para desfrutar desta magia que as luzes oferecem, ao mesmo tempo serve como incentivo à compra no comércio local”. A vila está toda engalanada com esta iluminação, por si só, será motivo para atrair muitos turistas a esta terra, aumentando o número de visitantes e contribuindo positivamente para o combate à sazonalidade”. Paralelamente à iluminação natalícia teremos um programa cultural muito apelativo direcionado a todos os públicos, com destaque para o mercadinho de Natal e todo um vasto programa de Natal”. Relativamente à iluminação de Natal, todos os polos urbanos contam com iluminação de Natal, o local mais iluminado é a sede do concelho. Estão colocados 20 arcos, 65 laterais, 7 entradas, estão iluminados os edifícios públicos e foram colocados 4 photopoints nos 4 polos urbanos, tudo isto com luzes led, primando pela sustentabilidade ambiental e económica. As luzes de Natal vão estar ligadas todos os dias até ao dia de Reis (6 de Janeiro de 2024), das 18h00 à 01h00.

CHTS com 20 vagas para novos médicos especialistas

A Direção Executiva do SNS autorizou a abertura de 20 vagas para contratação de novos médicos especialistas para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) o que permite continuar o reforço da resposta assistencial à vasta população, revela o CHTS em comunicado. As especialidades consideradas foram Cardiologia – 1, Cirurgia Geral – 2, Infeciologia – 2, Endocrinologia – 1, Ginecologia/Obstetrícia – 1, Medicina Intensiva – 2, Medicina Interna – 4, Neurologia – 1, Oftalmologia – 1, Patologia Clínica – 1, Pediatria – 1, Psiquiatria – 1, Pedopsiquiatria – 1 e Radiologia – 1.

Detido por injúrias à GNR em Agilde

Foi detido em Agilde, Celorico de Basto, um homem de 56 anos na passada sexta-feira, 1 de Dezembro. A GNR do concelho deslocou-se ao local depois de uma denuncia a dar conta de um caso de violência num habitação. O homem de 56 anos é suspeito de violência contra a sua progenitora. O homem foi detido por injúrias e ameaças contra a GNR. Vai hoje ser presente ao juiz no tribunal de Celorico de Basto.