line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Celorico_de_Basto_orienta_alunos_com_Mostra_Educativa_e_Profissional_2.jpgUniversidades, politécnicos, forças de segurança, escolas profissionais tudo no mesmo espaço para ajudar na orientação educativa e profissional dos alunos.

Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, a V Mostra Educativa e Profissional, um certame orientado para os alunos, onde as entidades presentes são convidadas a apresentar a sua oferta educativa e profissional.

A abrir a sessão esteve o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, que observou que esta é uma mostra que se “apresenta como orientadora a nível educativo e profissional para muitos jovens que se encontram em transição de ciclos educativos ou à procura de opções mais profissionalizantes. Uma tarefa nem sempre fácil, nem sempre simples e muitas vezes, uma verdadeira dor de cabeça.” Para o autarca “esta iniciativa, que apresenta uma grande diversidade de ofertas educativas e profissionais, irá ajudar estes jovens a escolher o que pretendem para o futuro, de acordo com os seus desejos e anseios”. Domingos Teixeira aproveitou a oportunidade para agradecer, em nome do Município, a todas entidades presentes em especial ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, na pessoa da Diretora, Eduarda Alves, “pelo trabalho que têm vindo a desenvolver em prol dos nossos alunos, um trabalho de dedicação e empenho para que os nossos alunos tenham a melhor formação possível e se sintam preparados para enfrentar o futuro nas melhores condições.”

A iniciativa, promovida pelo CLDS 4G Celorico +Social, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas, iniciou com uma ronda dos convidados pelas entidades, estando presente o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que se mostrou “absolutamente agradado pela forma dinâmica e pertinente como estas ações são desenvolvidas e o seu papel fundamental no percurso educativo e/ou profissional dos nossos alunos. Os nossos jovens são o futuro do nosso concelho e é preciso que estejam cada vez mais esclarecidos e atentos às ofertas educativas e profissionais que existem, para que se sintam mais motivados e orientados nas suas escolhas. As escolhas acertadas formarão adultos profissionalmente realizados e mais felizes.”

Esta é a 5ª edição de uma Mostra que se observa “cada vez mais importante para a orientação vocacional dos alunos” como nos reportou a Diretora do Agrupamento de Escolas, Eduarda Alves. “Esta é uma iniciativa concreta de orientação vocacional dos nossos alunos, e por isso criamos as condições para que todos os alunos do 5º ao 12º do Agrupamento de Escolas a possam visitar e desta forma percecionar com outra clareza as ofertas educativas e de formação presentes. Aproveitamos ainda, há 3 anos a esta parte, para nos autopromovermos nesta feira, algo quer não acontecia e que achamos pertinente, não apenas os curso de secundário, profissionais e cientifico-humanísticos, mas também com a exposição das atividades complementares o Agrupamento disponibiliza como o “Ciência Viva”, o “Clube Robótica”, o “Beca”… O que permite que os nossos alunos, nomeadamente os da EB de Gandarela e da EB da Mota, que nos vêm visitar, possam conhecer a vantagem de continuar a estudar na nossa escola em detrimentos de outros locais”. Efetivamente “pretendemos mostrar a mais-valia que é estudar no Agrupamento de Escolas e o que nos possa, de alguma forma, distinguir de outras escolas”. Eduarda Alves salientou ainda o papel fundamental do Município que permite “potenciar todo este tipo de mais-valias”. Ainda em contexto de orientação vocacional, a Diretora do Agrupamento, disse também que “esta iniciativa foi uma oportunidade de, há 3 anos a esta parte, com os alunos do 9º ano, iniciarmos hoje, as atividades de orientação vocacional, dinamizadas pelos serviços de psicologia do Agrupamento, que normalmente decorriam no 3º período letivo”.

A Mostra Educativa e Profissional não decorreu em 2020 pelas questões pandémicas sobejamente conhecidas e por isso verificou-se a oportunidade de voltar a desenvolver a iniciativa. Segundo a Coordenadora do projeto CLDS 4G, Elisabete Coelho, “esta iniciativa tem um grande impacto no secundário mas também nos alunos do 9º ano que têm agora uma decisão difícil a ser tomada em contexto de orientação vocacional. Esta iniciativa permite que os alunos possam ter contacto direto com as universidades, politécnicos, escolas profissionais, forças de segurança e outras entidades e com isso, aprofundar o seu conhecimento e tomar a decisão mais acertada para o seu futuro”.

A ação contou com a presença da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto, da Universidade Portucalense, da Universidade Lusófona, da Universidade Lusíada, do Instituto Politécnico de Administração e Marketing, do Instituto Politécnico de Bragança, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto Superior de Administração e Gestão, da CESPU, do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, o CENFIM, o CICCOPN, o Instituto Lancaster, o IEFP, a Randstad, a GNR, a Marinha, o Exército, os Bombeiros Voluntários Celoricenses, e a Força Aérea Portuguesa.

Em representação da GNR, o cabo Jorge Mendes disse-nos que “a GNR encara estas iniciativas como possibilidades de mostrar as nossas valências e as possibilidades para os jovens que pretendam concorrer, de olhar para esta instituição e verem uma carreira com um futuro aliciante e muitas vezes desconhecidos. Aproveitamos para explicar como concorrer, o que fazer, as habilitações académicas, as habilitações físicas… e esclarecer os jovens que a GNR é uma carreira com futuro e aliciante”.

No mesmo sentido, a representante da Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro, Alcina Carvalho, disse-nos que “temos sempre como prioridade estar em locais onde estejam jovens para os motivar a continuar com a formação académica. Obviamente que apresentamos a nossa oferta educativa e que os motivamos para estudar na UTAD, mas o que mais ambicionamos é que continuem o seu percurso académico”.

Ao nível mais profissionalizante, estivemos à conversa com Rita Soares, formadora da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto que nos esclareceu que “o que a nossa escola oferece após o término do secundário, são cursos de 1 ano e meio de cozinha, pastelaria, restaurante, alojamento e turismo que permite aos jovens estarem aptos para entrar no mercado de trabalho em Portugal e até no estrangeiro”.

Os alunos olham para esta Mostra Educativa e Profissional como uma forma de aprofundar os seus conhecimentos na orientação para o futuro. Cláudia Cunha, aluna do 12º ano do Agrupamento de Escolas, quer seguir desporto mas gosta de saber mais para estar devidamente convicta dos seus objetivos. “Tenho a ideia do que quero seguir mas esta iniciativa ajuda a escolher a universidade e a perceber que existem outros cursos, igualmente aliciantes e que podem perfeitamente ser opção para o futuro”.

Importa ainda informar que durante o dia algumas entidades promoveram palestras, nomeadamente o IPB, o IPVC, a Força Aérea e o Exército, direcionadas aos alunos do 10ºano de desporto e 12º ano, dando-lhes ainda mais informação sobre as suas ofertas.

Os presentes nesta Mostra Educativa e Profissional almoçaram no Restaurante Pedagógico do Agrupamento de Escolas, almoço servido pelos alunos do curso Técnico de Restauração e Bar.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico