line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Na defesa dos interesses dos seus associados, a Associação de Hotéis Rurais de Portugal fez chegar um documento reivindicativo de apoios e demonstrativo da situação difícil que atravessa o setor do Turismo em Espaço Rural, ao Ministério da Economia, Secretaria de Estado do Turismo e Turismo de Portugal.

Dizem em comunicado enviado à redação que "Apesar de reconhecermos que a situação pandémica que se vive e as medidas de combate à Covid 19 afetam todos os setores, considerámos que a gravidade do impacto na Hotelaria tem sido desvalorizado. Sendo um setor fortemente afetado pela sazonalidade, o recolher obrigatório imposto nos últimos dois meses impediu as unidades de alojamento de trabalharem nos únicos dias em que, habitualmente, o podem fazer: os fins de semana."

Em carta enviada ao Governo, a Associação de Hotéis Rurais de Portugal revela que as empresas do setor encontram-se numa situação extremamente debilitada financeiramente, e impedidas de trabalhar em face das sucessivas restrições à circulação de pessoas e a impossibilidade de funcionar em períodos tradicionalmente de maior procura. E específica “O mês de dezembro, foi, desde sempre, pela natureza da época que representa, um mês de faturação excelente para o setor do turismo, seja através das festas/jantares de natal das empresas, seja através dos encontros de famílias no natal, ou seja através das festas de fim de ano. O mês de dezembro de 2020 foi completamente o oposto, assumindo-se como um dos piores períodos de receitas do setor.” A AHRP propoe e solicitar à tutela a reedição dos programas de apoio à tesouraria, para as micro e pequenas empresas do setor, com uma componente de subsídio, de forma a ajudar as empresas a ultrapassar a difícil situação em que se encontram, e com a condição de manutenção do número de postos de trabalho. Solicitam ainda a abertura de uma linha de apoio direta do Turismo de Portugal, reembolsável, sem juros e com um período de 4 anos incluindo 1 ano de carência; e ainda o alargamento da Medida “APOIAR Restauração” às Unidades de alojamento com restaurante aberto, que possuam CAE elegível, nomeadamente os CAE 55202, 55111 e 55119, que se viram excluídos dos apoios disponibilizados no âmbito do “APOIAR RESTAURAÇÃO”.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico