O Ministro das Obras Públicas de Timor-Leste, Gastão de Sousa, visitou Penafiel a convite de Antonino de Sousa. O autarca teve oportunidade de conhecer de perto potencialidades das empresas de Penafiel no ramo das obras públicas.
Segundo o edil penafidelense, Antonino de Sousa, "Penafiel tem neste momento empresas do sector das obras públicas extremamente competentes e bem equipadas com capacidade para exercer qualquer tipo de obra no que diz respeito ao saneamento, drenagem e gestão de resíduos sólidos.", acrescentando que "Acreditamos ser fundamental para as nossas empresas estabelecer este tipo de relações e fomentar mais contactos com países em ascensão, como o caso de Timor-Leste. "
Foi o ministro do Ambiente e Ordenamento do Território e Energia português, Jorge Moreira da Silva que convidou o ministro das Obras Públicas timorenses a Portugal, para a assinatura de protocolos na área das águas, saneamento, drenagem e gestão de resíduos sólidos e um contrato com as Águas de Portugal.
O ministro das Obras Públicas visitou várias empresas penafidelenses do ramo das obras públicas e aproveitou para conhecer o Centro Histórico e o Museu Municipal de Penafiel.