line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

José Manuel Fernandes visitou em Famalicão duas importantes empresas no ramo da investigação industrial e tecnológica. Para o eurodeputado é prioritária a aposta na investigação para a dinamização da economia.

O também comentador da RRB esteve no CITEVE, um dos centros tecnológicos e de investigação têxtil mais avançados no mundo e responsável pela inovação, evolução e competitividade das indústrias têxtil e do vestuário de Portugal e no CENTI, um centro especializado na nanotecnologia e nos materiais inteligentes, a introduzir com sucesso tecnologias de ponta na indústria portuguesa. As duas empresas assumem-se como centros tecnológicos e de investigação mais avançados no mundo. "É este posicionamento estratégico que permite assegurar uma ligação mais estreita e efetiva entre a investigação e os interesses das empresas", sustentou José Manuel Fernandes, referenciando o CITEVE e o CeNTI como "promotores da inovação e fornecedores de valor acrescentado, reforçando a competitividade das empresas portuguesas no mercado global". "A investigação académica é importante e tem de ser reforçada, mas é complementada com a investigação direcionada para a aplicabilidade mais imediata na indústria", defendeu o Eurodeputado, num desafio apoiado por Braz Costa.

O Eurodeputado salientou com particular interesse a capacidade do CITEVE e do CeNTI na captação de fundos europeus geridos centralmente pela Comissão Europeia, nomeadamente nos programas de investigação. Exemplo disso parecer ser o CENTI já que apresenta uma muito intensa atividade internacional, com vários projetos aprovados no âmbito do 7º Programa-Quadro e já com intensa atividade de construção de consórcios para apresentar candidaturas ao Horizon 2020.Depois de 16 pedidos de patente nos últimos 3 anos, o CeNTI estima patentear 20 novos produtos e soluções de base tecnológica durante 2014.

 

 

O CITEVE


Instalado em Vila Nova de Famalicão, o CITEVE é uma entidade privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, que congrega 617 empresas associadas e o IAPMEI. Tem como missão o “apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector".

O CITEVE, com forte atividade internacional na certificação de produtos, é hoje um grandes centros tecnológicos da Europa e responsável pela afirmação da indústria têxtil de base tecnológica, com competências que permitiu afirmar a intervenção dos têxteis como fator de diferenciação e valorização em setores tão variados como a indústria automóvel e a aeronáutica, construção, calçado, saúde e proteção individual, comunicações e multimédia.

Com um orçamento assente em 85% na faturação de serviços prestados às empresas, o CITEVE alargou a sua implantação para fora da Europa, nomeadamente em países como Paquistão, Tunísia, Argentina, México, Brasil e Chile.

 

O CeNTI


O CENTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, que se assume como um dos centros de investigação e inovação tecnológica dos mais avançados do mundo nos domínios da nanotecnologia e dos materiais inteligentes, destacando-se nos resultados com aplicação prática na indústria.

Apesar de tratar tecnologias avançadas em domínios ainda pouco dominados pelas empresas de modo geral, o CeNTI é um exemplo de orientação dos seus resultados à economia real. O eurodeputado teve a oportunidade de contactar com inúmeros produtos desenvolvidos pelo CeNTI para indústrias tão importantes para a economia portuguesa como a Têxtil, a Madeira, a Cerâmica, os Cimentos, a Cortiça, a automóvel, a construção.

Preocupado com o baixo nível de participação portuguesa nos programas geridos por Bruxelas, José Manuel Fernandes teve a oportunidade de verificar que o CeNTI constitui uma positiva exceção, já que apresenta uma muito intensa atividade internacional, com vários projetos aprovados no âmbito do 7º Programa-Quadro e já com intensa atividade de construção de consórcios para apresentar candidaturas ao Horizon 2020

Depois de 16 pedidos de patente nos últimos 3 anos, o CeNTI estima patentear 20 novos produtos e soluções de base tecnológica durante 2014.

 

Citeve2

Citeve1

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico