line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Celorico_de_Basto_celebrou_protocolo_para_formao_no_turismo.jpgA iniciativa insere-se no plano Reativar o Turismo – Construir o futuro e contempla um plano de formação gratuito para agentes turísticos, e que  envolve o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O protocolo assinado a 6 de abril pela Câmara Municipal, a entidade Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, insere-se na estratégia de turismo 2027 definida pelo governo e tem como objetivo maior estimular a economia e a atividade turística através da capacitação de todos os agentes turísticos.

Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal, a celebração deste protocolo “acrescenta valor ao setor do turismo, porque está centrado na formação dos agentes turísticos, que terão acesso a uma formação de elevada qualidade, de forma gratuita”. “O Turismo é um setor em franca expansão e uma aposta do Município de Celorico de Basto. É um setor de atividade feito por pessoas, para pessoas, por isso, a capacitação dos recursos humanos e a formação de todos os agentes do turismo são fatores-chave para o sucesso, promovendo um conjunto de boas práticas na arte de bem receber”, concluiu.

Da assinatura deste protocolo entre o Município,  resulta um conjunto de medidas que visam superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas nesta Estratégia Turismo 27, a fim de promover o Turismo ao longo de todo o ano e em todo o território e mantendo as pessoas - profissionais, turistas e residentes - no centro da Estratégia e da Ação.

Revela a autarquia em comunicado que "um dos pilares fundamentais deste plano é a medida P4.2 – Conhecimentos e Qualificações, que prevê o desenvolvimento de um programa de formação de forma a capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do turismo - formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais – em regime presencial e à distância, em processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios e, ainda, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo."

Com a celebração deste protocolo, as três entidades, comprometem-se a desenvolver um Programa de Formação que seja mais próximo das Pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios, com vista à sua capacitação na “Arte da Hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills que sejam identificadas necessárias.

 

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico