line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

logo ccrn Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Minho estão juntas com o objetivo de estimular a inovação no sector agrícola.

Um memorando de entendimento foi assinado em Abril deste ano pelos três estabelecimentos de ensino nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. No entanto o projeto deve estar concluído até ao final do ano que vêm com um investimento de mais de 4 milhões de euros cofinanciado em 80% por parte do "ON.2 – O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte). Quanto ao papel de cada universidade neste processo: cabe à UPorto criar em Vairão, região de forte matriz hortícola, um espaço que concentre os vários centros de saberes da universidade e que sirva de apoio ao ensino laboratorial, desenvolvendo investigação científica especialmente direcionada para hortícolas e flores;Esta componente envolve um investimento de 1.531.841 de euros.

 A UTAD assegura a requalificação de laboratórios de análises de alimentos para submissão a processos de acreditação de metodologias de ensaio, nomeadamente no âmbito da microbiologia alimentar, análises químicas de controlo para a indústria de carnes e análise sensorial, bem como a adaptação do Laboratório de Ecologia Fluvial às novas exigências legais e de mercado. Com um investimento de 1.296.709 euros, o projeto prevê, ainda, a mudança de laboratórios da UTAD para um novo edifício, já construído, que reúne condições de excelência para a criação de laboratórios de referência.Já a Universidade do Minho vai criar um Centro de Segurança e Inovação Tecnológica no Setor Agroalimentar, propondo a aquisição de diversos equipamentos para complementar os meios já disponíveis e incrementar as atividades de investigação.

PODCAST-RRB-BUTTON

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico