line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

MUNICÍPIO QUER FAZER DE PAREDES A CAPITAL JOVEM DA CRIATIVIDADEChama-se "Capital Jovem Criativa", o projeto da autarquia de Paredes, apesentado na quarta-feira passada, que vai desafiar os jovens a organizarem eventos.Um projeto de jovens para jovens que queiram desenvolver iniciativas de acordo com as suas ambições pessoas.

Celso Ferreira, acredita "Embora seja, sobretudo, um projeto de natureza imaterial, estou absolutamente convicto que vai ter o mesmo impacto na juventude que teve a Carta Educativa ao nível da Educação ou o Polo do Design de Mobiliário ao nível da economia local", referiu na apresntação que decorreu no salão Nobre dos Paços do Concelho. Na sua estratégia para a juventude, o autarca quer "aproveitar o que já fazíamos bem, acrescentando agora outras iniciativas que possam contribuir para a valorização e qualificação dos nossos jovens, formando uma nova geração capaz de fazer da criatividade e da inovação uma alavanca de desenvolvimento", acrescentou o social-democrata. Transversal a todos os pelouros do Executivo, desde a Educação ao Desporto, passando pela Cultura, Ação Social e, naturalmente, a Juventude –, o projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Paredes em parceria com a Forum Estudante e o Instituto Padre António Vieira, tendo já merecido a aceitação e o apoio declarado do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Alguns pormenores do início do projeto foram també mavançados por Celso Ferreira; "Para já, e até ao próximo mês de setembro, o projeto será colocado a discussão pública, "porque queremos que os nossos jovens acrescentem, discutam e, se possível, nos ajudem a melhorar este documento, que é para já uma proposta de trabalho, aberta à discussão de toda a comunidade", explicou o presidente da autarquia de Paredes, durante a apresentação daquele que classificou como o "grande projeto deste mandato".

Da cultura ao desporto, das artes à economia, do empreendedorismo à música, do social à ciência e tecnologia, abaixo estão algumas das muitas ideias genéricas que a agenda pode comportar e que a autarquia enviou  em comunicado:

• "Paredes Sabe Ouvir": Ciclo de audições em diversos locais para elaboração de um "Banco de Sonhos e Recursos";

• Duets/Art on Chairs Júnior: Aliar jovens designers de Paredes a jovens personalidades do Concelho);

• Portugal Cadeira Parade: Concurso nacional de arte nas escolas a nível local e nacional;

• Escola Criativa: Formação de professores, cursos de férias e concursos 

• Concurso para recolha de ideias criativas para melhorias no espaço públicoenvolvam técnicas de estímulo e criatividade onde os jovens se movimentam;

• Presença de estudantes em eventos de criatividade;

• Parcerias com entidades internacionais e reuniões com especialistas sobre educação para a criatividade:

• Criatividade contra o desemprego: Elaboração de estratégias criativas para procura de emprego;

• TEDx Youth@Paredes: Conferências e partilha de conhecimentos sobre criatividade com jovens empreendedores nacionais e internacionais;

• 24 horas Paredes Criativa: Maratona de 24h00 de criatividade com desafios por equipas de jovens do Concelho;

• Passaporte Capital Jovem da Criatividade: Comprovativos de atividades criativas realizadas e/ou em que o jovem participou;

• Dialogue Café: Programação de intercâmbios por internet;

• Mostra de Teatro Juvenil: Alavancar o sucesso do Programa PT Paredes com Teatro;

• Festival de Verão diferenciado;

• Criação de uma Casa da Juventude;

• Criação de um espaço de lazer noturno no Parque da Cidade de Paredes;

• Rede de espaços para a prática de Desportos Radicais.

MUNICÍPIO QUER FAZER DE PAREDES A CAPITAL JOVEM DA CRIATIVIDADE (1)

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico