Na vila de Fermil de Basto, no concelho de Celorico de Basto, a tradição ainda se mantém com a organização da tradicional Feira Anual do 19 de Abril. A 19 de abril, a arruada de bombos deu arranque a uma Feira que, em outros tempos, era local de visita obrigatória de centenas de pessoas.
"É muito gratificante sentir quer esta feira não se perdeu no tempo e continua, pelo esforço das coletividades e da população local, a realizar-se e a valorizar a nossa ruralidade com a venda dos produtos agrícolas na feira e a realização do concurso pecuário direcionado a todo o concelho" disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O 19 de Abril é uma organização da União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares, da Associação Molares Com Vida e da Escola profissional de Fermil, Celorico de Basto, em parceria com o município de Celorico de Basto. Em dia de certame foi destaque o concurso pecuário para as raças Minhota, Barrosa e Holstien Frísia, que decorreu durante a manhã. À tarde foram entregues os prémios para diferentes categorias dentro de cada raça. Refira-se que para a raça Minhota e Barrosã foram premiados os animais nas categorias de "Touros Reprodutores", "Novilhas não paridas", "Vacas Isoladas" e "Juntas de Vacas", na raça Holstien Frísia os prémios atribuídos foram unicamente para a categoria de "Novilhos". Um concurso que contou com a participação de vários produtores do concelho, tendo os prémios sido entregues por uma série de individualidades locais. Antes da entrega de prémios os presentes puderam assistir à atuação do grupo "Os Amigos das Tainadas".
Importa realçar que a feira não terminou no dia 19 de abril, mas prolonga-se até ao dia 21 acontecendo, neste dia, dois momentos culturais associados à organização do certame. Refira-se apresentação da peça de teatro "Arlequim o servidor de dois amos" e a atuação do grupo "Basfado", um momento que terá lugar no pavilhão do Centro Escolar de Fermil.