O Município de Celorico de Basto levou ao Xantar - 18º Salón Internacional de Turismo Gastronómico, a 2 de fevereiro, as Camélias, o património natural de excelência celebrado em Celorico de Basto durante o mês de março.
"Iniciamos uma campanha que visa a participação em vários eventos turísticos com o objetivo de projetar pelo nosso Portugal e pelo mundo um território que é "Capital das Camélias" disse o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto. "A Ourense, ao Xantar, trouxemos o que tão bem nos identifica, as Camélias, promovidas pelas "damas das camélias", o turismo rural, o turismo de habitação, os programas de animação existentes, o nosso vinho verde, o mel, os enchidos. Dar a conhecer este território é o nosso objetivo, temos características únicas que nos diferenciam e demarcam de outros territórios, estamos muito bem situados, muito próximos dos grandes centros, por isso é crucial trabalhar para dar a conhecer este cantinho do Minho" destacou o autarca.
O Xantar decorreu em Ourense de 1 a 5 de fevereiro, Celorico de Basto esteve presente em parceria com a entidade Turismo Porto e Norte de Portugal e deu principal enfoque às Camélias que apresentam uma imagem nova e que têm um destaque especial neste concelho durante todo o mês de março, com atividades culturais marcadas para todos os fins-de-semana. No Xantar foram também apresentados os produtos gastronómicos locais num espaço próprio para o efeito "Espaço das Catas". Durante a apresentação identificadas as principais características do vinho verde, as castas, os produtores existentes, a excelência do produto produzido numa região demarcada. Celorico de Basto estará também na BTL a meados de março para continuar a promover o território. Entretanto, as camélias irão "visitar" as principais cidades do norte numa promoção intensiva às Camélias.