line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

CIM do Tamega e SousaJá foram realizadas três reuniões com a participação de 150 agentes educativos dos 11 concelhos que integram a comunidade intermunicipal.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os 11 municípios que a integram, está a elaborar um Plano Integrado de Combate ao Abandono Escolar Precoce e Promoção do Sucesso Educativo para esta sub-região, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020. Nesse sentido, e com o objetivo de auscultar e envolver os principais agentes do território da área da educação e formação na definição e implementação de um plano agregador das diferentes estratégias de promoção do sucesso educativo das escolas e dos municípios do território, a CIM do Tâmega e Sousa promoveu, nos passados dias 10 e 11, três sessões de trabalho, que tiveram lugar nas Escolas Secundárias de Amarante e de Penafiel e nas instalações da CIM do Tâmega e Sousa. As sessões contaram com a participação de mais de 150 agentes educativos dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, entre diretores de agrupamentos escolares e escolas secundárias, escolas privadas e profissionais, vereadores e técnicos municipais da área da educação, associações de pais e encarregados de educação, centros de formação profissional, diretores de instituições da área da economia social, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, associações empresariais, comerciais e industriais, agrupamentos de centros de saúde e empresários. Estiveram também presentes representantes da Estrutura de Missão para o Sucesso Educativo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Comissão Diretiva do Programa Operacional Capital Humano.

Sendo a educação uma das áreas de intervenção da CIM do Tâmega e Sousa e considerando que os indicadores deste território revelam carências ao nível do sistema de escolarização, no que concerne ao abandono e insucesso escolar, torna-se premente investir na promoção da melhoria da qualidade da educação, favorecendo, assim, um aumento dos níveis de aprendizagem, de aprovação e de transição.

O Plano Integrado de Combate ao Abandono Escolar Precoce e Promoção do Sucesso Educativo do Tâmega e Sousa pretende ser uma ferramenta integrada e inovadora, de âmbito intermunicipal, ao serviço dessa melhoria, através do desenvolvimento de um conjunto articulado de ações e da criação de sinergias entre as diferentes instituições de educação e formação do Tâmega e Sousa.

São objetivos deste Plano a prevenção eficaz e concertada do abandono escolar precoce, o combate ao insucesso escolar, o aumento da taxa de conclusão da escolarização de nível secundário, a dinamização de redes de cooperação intermunicipal, visando a otimização dos recursos educativos e formativos do território, a melhoria dos modos de organização escolar e de ensino, elevando, assim, os níveis de aproveitamento e frequência escolar, e o aumento da taxa de escolarização dos 11 municípios do Tâmega e Sousa.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico