"Este evento é exímio na promoção da nossa gastronomia, um produto cada vez mais apelativo para atrair visitantes ao nosso território"disse o vereador do turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.
Celorico de Basto marcou presença, a 2 de novembro, na apresentação dos fins-de-semana gastronómicos, um evento promovido pelo Turismo Porto e Norte em parceria com 75 Municípios. A ação decorreu em Vila Real, nos Claustros do Palácio Conde de Amarante em Vila Real, e Celorico de Basto fez-se representar com produtos locais representativos da região. O autarca reforçou a necessidade de organizar eventos na época baixa por forma a combater a sazonalidade. "O território não pode ser apelativo apenas na época alta, é crucial criar eventos e atividades que combatam a sazonalidade, numa parceria constante entre os municípios e o setor privado" disse. Celorico de Basto participa nos fins-de-semana gastronómicos de 17 a 19 de março, com o cabrito assado e o pão-de-ló. "Mantemos o mesmo prato até o tornarmos um ex-libris gastronómico da nossa terra, é preciso insistir, criar hábitos, dar a conhecer a quem nos visita o que é típico, o que é nosso" concluiu Fernando Peixoto. A cerimónia de apresentação dos Fins-de-Semana Gastronómicos contou com a presença de várias edilidades do norte de Portugal tendo sido oficialmente apresentada pelo presidente da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos. A abertura contou com a atuação de Cláudia Monteiro, jovem fadista de Vila Real. Durante a sessão, o presidente da TPNP realçou o facto de o Porto e Norte de Portugal ter "chegado ao pódio como destino turístico em Portugal. Estamos em 3º lugar, conseguimos resultados excecionais e, até dezembro, estou certo que ultrapassaremos os 6,5 milhões de dormidas" disse. Realçou ainda a necessidade de combater a sazonalidade com eventos como o que estava a ser apresentado. "Este evento vai crescendo de ano para ano, temos mais de 1000 restaurantes aderentes e mais de 450 empreendimentos turísticos fruto de uma parceria bem delineada com os municípios e com os privados".
Terminada a apresentação, os presentes foram convidados a degustar os produtos gastronómicos presentes. Celorico de Basto levou o vinho verde da região, o Pão-de-ló, os enchidos e aproveitou para promover a Feira Anual de Sta. Catarina e "Celorico de Basto Capital das camélias". Os Fins-de-Semana Gastronómicos começam oficialmente no dia 4 de novembro e prolongam-se até ao dia 28 de maio de 2017. A brochura dos Fins-de-Semana Gastronómicos foi apresentada e será o guia para muitos "turistas gastronómicos", com mais de 180 receitas.