line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

III Jornadas da Educação 2016A 8 e 9 de setembro, realiza-se a terceira edição das Jornadas da Educação cujo tema é "Sucesso Educativo, territorialidade e contextos escolares: novas abordagens".

O tema surge aproveitando o recente lançamento do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, programa no qual o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente participa desde a primeira hora, nomeadamente na área da formação contínua que virá a desenvolver-se em 2106-2017, nas questões da territorialidade, e em particular na elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal.

Projetos e nas experiências pedagógicas

O programa das jornadas centra-se nos projetos e nas experiências pedagógicas que emergem nos contextos educativos e que se têm mostrado mobilizadoras e potenciadoras de sucesso escolar das respetivas organizações, em geral, e dos respetivos alunos, em particular. "A escola e o território" é o primeiro tema, que vai ser apresentado pelo Dr. Joaquim Machado. Segue-se "O Plano Estratégico Educativo Municipal" referente a Lousada, que vai contar com intervenções do Dr. António Augusto Silva, Vereador da Educação, Dr. Valdemar Castro Almeida, Dr. António Campos, Dr. Orlando Pereira, Dra. Ernestina Sousa, Dr. Filipe Silva e Dra. Luísa Lopes. "Caminhos para a promoção do sucesso escolar – assumir compromissos e (re)construir dinâmicas de intervenção de intervenção locais" é o tema apresentado pelo Dr. José Cortes Verdasca.

"A minha bicicleta áreas!" é a designação da intervenção do Dr. Rogério Martins. O último tema do dia é "Humor e Ciência - Ciência com Humor" com o Dr. David Marçal.m Os trabalhos do segundo dia têm como tema base a "Apresentação de boas-práticas: projetos locais mobilizadores do sucesso escolar". m"Projeto Erasmus + no âmbito da educação", vai ser apresentado pelo Dr. Artur Pinto. A Dra. Isabel Machado abordar "A falar é que a gente se entende" – um projeto de promoção de competências no domínio da oralidade. "Educar no século XXI" – o uso de apps e mobile-learning é o tema apresentado pela Dra. Daniela Guimarães. O Projeto "VOZ – A voz como instrumento de trabalho docente" é o tema pela Dra. Suzana Costa.

Os trabalhos vão decorrer no Auditório Municipal de Lousada.

As Jornadas da Educação de Lousada têm como principais objetivos compreender a evolução da ligação da escola ao território, explicitar o papel da escola no estudo e na transformação da cidade e desenvolver ações que promovam o sucesso escolar através da implementação de planos estratégicos assentes na identificação de fragilidades/problemas das escolas. Os objetivos passam ainda por identificar e compreender a importância da adesão a projetos nacionais e internacionais que façam a escola e os seus docentes refletir sobre as suas práticas quando comparadas com outras realidades organizacionais e pedagógicas e capacidade de avaliar a importância da voz e adquirir os cuidados básicos a ter com a mesma, para o exercício da função como profissional de voz. Os principais destinatários são os docentes dos quatro Agrupamentos de Escolas de Lousada. As Jornadas são acreditadas como formação continua, correspondente a 12 horas.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico