Foram mais de 1500 figurantes que participaram no desfile temático realizado a 19 de Março. A batalha das flores envolveu toda a comunidade celoricense.
O fim-de-semana de 17,18 e 19 de Março foi o ponto mais alto do mês no âmbito da promoção da flor camélia. Celorico de Basto viveu a Festa Internacional das Camélias. Atraiu milhares de visitantes nos dois dias de certame com destaque para sábado com os muros e a Exposição/concurso, atividade rainha da Festa Internacional das Camélias. Domingo, 19 de março, foi o dia do desfile temático “as mais belas histórias na terra das Camélias” com a participação do Agrupamento de Escolas, Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, Associações e IPSS´s, um dos momentos altos da Festa Internacional das Camélias que culminou com a batalha das Flores.
O autarca celoricense, José Peixoto Lima destacou no seu discurso de abertura do certame a importância da flor na promoção deste território, sobretudo além fronteiras no território espanhol com a presença dos alcaides dos municípios de Cambados e Vega no evento celoricense. Vários prémios de participação e menções honrosas foram para cidadãos espanhois que participaram no evento. Mas também o reconhecimento foi feito a instutuições do concelho bem como cidadãos de outros pontos do norte do país que se associaram ao evento.
Este ano a Festa Internacional das Camélias procurou incluir o lema da Sustentabilidade nas atividades promovidas, uma postura que já vinha sendo adotada mas que se pretende popularizar junto da comunidade. “ A sustentabilidade é uma forma de estar, é cidadania, é perceber que temos que utilizar os recursos existentes com responsabilidade, cientes de que o estamos a fazer por nós e pelas gerações futuras. Este evento, e toda a comunidade que nele participa, tem vindo a fazer esse papel de forma notável. A comunidade tem sabido reaproveitar os materiais, tem procurado reutilizar e reduzir. O concelho ficou completamente engalanado e grande parte dos materiais foram reaproveitados e isso mostra que a comunidade está imbuída no espirito da sustentabilidade, a comunidade reconhece e junta-se a essa preocupação global, de preservação do nosso meio ambiente, tão bonito, tão único”, revelou José Peixoto Lima.

Jarras elaboradas pela Associação Cultural TEQUE que foram oferecidas aos vencedores da exposição/concurso de camélias.






