GNR deteve, no dia 4 de março, um homem com 66 anos, por incêndio florestal, no concelho de Lousada, segundo comunicado do Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lousada.
No âmbito de uma ação de policiamento de proximidade, os militares da Guarda verificaram uma coluna de fumo, tendo-se deslocado ao local, onde apuraram que o incêndio teve origem de forma negligente, quando o suspeito procedia a uma queima não autorizada de sobrantes agrícolas, tendo-se descontrolado, provocando um incêndio, consumindo 0,15 hectares de área ardida.
O suspeito foi detido, constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Lousada.
Esta ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Lousada.
A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.
A GNR relembra:
· As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;
· Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola bem como efetuar queimadas sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia;
· Para evitar acidentes, siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.
Para mais informações, contactar o Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial do Porto, major Luís Caetano – 967 262 986.