Em maio mostrarmos (alguns) os filmes do Óscares. Começamos a preto e branco. Belfast, filme nomeado para sete Óscares, inclusive para Melhor Filme e melhor Realizador. Venceu o prémio de Melhor Argumento Original.
Licorice Pizza é o regresso de Paul Thomas Anderson. É o 8º filme dele que vamos ver. Nos já longínquos anos 1990 começamos com Boogie Nights (1997) e Magnolia (1999) e em fevereiro de 2018 vimos o seu penúltimo filme, Phantom Thread (2017).
Um dos mais aclamados realizadores da sua geração ( passe o cliché) viu o seu Licorice Pizza ser nomeado para os Oscares de Melhor filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original.
Oslo, 31 de Agosto (2011), do realizador norueguês/dinamarquês, Joachim Trier, é, se me permitem, dos melhores filmes que vi nos últimos 10 anos. O Cineclube de Amarante perdeu o contacto com e ele e regressa agora com o seu último filme, A Pior Pessoa do Mundo. Foi candidato ao Óscar do Melhor Filme Internacional.
Fora dos Óscares, o último filme deste mês: Quando Neva na Anatólia. A terceira longa metragem de Ferit Karahan. Um filme a merecer público alargado. Luís Miguel Oliveira escreve em título de recensão: Uma “fotografia” da escola, da hierarquia, das relações entre “classes”.
É inverno na Anatólia, e está tudo gelado na região onde está instalado um internato para miúdos curdos. Se a situação que descreve tem bastante de dramática, o filme Ferit Karahan pode seguir os trâmites de observação de um filme cómico.
O Ciclo Masters(Re) Masters. Continuamos com os Contos Morais de Éric Rohmer, Depois de termos visto em fevereiro A Coleccionadora (1967) e A Minha Noite em Casa de Maud (1969) este mês, nos domingos 15 e 29, às 18 horas, exibimos O Joelho de Claire (1970) e O Amor às 3 da Tarde (1972)