line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

A próxima paragem da digressão do Origo Ensemble pela Rota do Românico é na Igreja de Santa Maria de Veade, em Celorico de Basto, no sábado, 3 de julho, pelas 21h30.

Ensemble vocal feminino, as Origo nasceram em 2011, tendo como objetivo o estudo, a interpretação e a divulgação da música antiga. A sua formação atual conta com Ana Margarida Laranjeira, Patrícia Ramos, Raquel de Lima, Sofia Macaia e Sónia André .Para o evento a entrada é gratuita, condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada. O espetáculo Monumentum é essencialmente vocal, com repertório sacro de cariz medieval, bizantino e renascentista, incluindo pequenos apontamentos sobre a narrativa das peças, os compositores e outras curiosidades da história da música.

Este evento enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Edifício de fundação medieval, cuja estrutura deve ter sido erguida no século XIII, a Igreja de Santa Maria de Veade foi profundamente intervencionada nos séculos XVII e XVIII, por iniciativa dos seus encomendadores, influentes senhores da Ordem de Malta. Da fábrica românica restam os portais laterais norte e sul, com ornamentação que liga esta Igreja aos templos medievais das bacias do Tâmega e Douro, e que deixam adivinhar a monumentalidade da fábrica românica primitiva.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico