line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Batizado Emergente — Centro Cultural, o novo equipamento multiusos de Marco de Canaveses é inaugurado a 6 e 7 de Maio, oferecendo à população do concelho um espaço moderno e adequado para vários tipos de acontecimentos culturais e educativos.

O Emergente — Centro Cultural resulta da aposta no Município na cultura e representa um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros. O projeto passou pela  reconversão  daquele que era o antigo cineteatro e quartel dos bombeiros num novo polo cultural totalmente requalificado. O edifício acolhe a Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro, integrando espaços de estudo e pedagógicos, estando toda essa área em funcionamento desde 11 de dezembro passado.  Inaugura-se agora as outras valências do equipamento: uma moderna sala de espectáculos, espaços expositivos e de conferências, entre outras áreas para todo o tipo de iniciativas culturais.

“Com o desconfinamento gradual e a possibilidade de realizar alguns espetáculos culturais, entendemos que era a altura de abrir este espaço à comunidade. O Emergente representa um novo ciclo na cultura que há muito tempo o Marco de Canaveses ambicionava. Contamos aqui realizar espetáculos e iniciativas que vão ao encontro das expectativas dos marcuenses e oferecer um palco privilegiado às nossas associações culturais”, sublinha Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

 O programa da inauguração do Emergente — Centro Cultural propõe, às 20h00 do dia 6 de maio, o lançamento do livro Emergência366, juntamente com a inauguração da exposição de fotografia da obra agora editada, dos fotojornalistas do Público Adriano Miranda e João Paulo Pimenta, um trabalho de reportagem notável que retrata Portugal em 366 dias de pandemia.

Ainda no dia 6 de maio segue-se, às 21h15, a estreia da sala de espetáculos com um concerto da prestigiada Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Diogo Costa, que oferecerá aos presentes lindíssimas peças de Mozart e de Elgar.

O dia 7 de Maio tem em grande destaque o concerto de Manel Cruz, às 21h00, que regressa aos palcos depois de um hiato musical, com o trabalho Vida Nova.

O novo Centro Cultural do Marco de Canaveses foi uma obra cofinanciada pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico