line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Abertura CIR1O Centro de Interpretação do Românico (CIR), está localizado na Praça das Pocinhas em Lousada.

O CIR representa um investimento total de cerca de um milhão e 900 mil euros, cofinanciado em 85% por fundos europeus, através dos Programas Operacionais Regionais do Norte 2007/2013 (ON.2 - O Novo Norte) e 2014/2020 (Norte 2020). O Município de Lousada assumiu os 15% do valor relativo à comparticipação nacional das empreitadas e outros 15% do projeto técnico de execução na parte de arquitetura.

Para o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, "é um orgulho enorme ter este Centro no nosso território, particularmente no nosso concelho. Este é um projeto amplamente conseguido, quer seja pela rentabilização do espaço que era muito exíguo, quer pelos conteúdos que extraordinariamente importantes". O autarca salientou que "este edifício é a transformação em realidade dos sonhos dos autarcas que me precederam, ao nível do património existente na região, mas também do património turístico. Este edifício tem uma enorme importância nesta nova fase da Rota do Românico".

O Presidente da Câmara de Lousada afirmou ainda que "o CIR é, sem dúvida, uma mais-valia para Lousada e para a região. Os efeitos desta localização é interessante para Lousada, que se assume como um ponto de partida, mas também para todos os outros municípios nos quais existem monumentos da Rota do Românico". Segundo a diretora da Rota do Românico, Dra. Rosário Machado,  "a ideia basilar passou por construir um elemento agregador do património, que é também ele património. Temos, por isso, a responsabilidade de marcar o nosso tempo". A edificação do CIR teve como elemento inicial uma Torre, que simboliza a Torre de Vilar, um símbolo de poder. A Diretora da Rota do Românico referiu também que "entra neste espaço percebe que este é um edifício que funciona como uma fortaleza. O arco de volta perfeito, na entrada, é semelhante ao de uma igreja, mas que foi enviesado de modo a passar a ideia de contemporaneidade". Na inaguração, foi feita uma visita guiada ao CIR, e os visitantes passam por seis salas: "Território e Formação de Portugal", "Sociedade Medieval", "O Românico", "Os Construtores", "Simbolismo e Cor " e "Os Monumentos ao longo dos tempos". São 650 metros quadrados onde para além das salas temáticas há espaços de receção, bar e biblioteca. A inauguração formal vai ser realizada brevemente.

 

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico