line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Amarante recebe Bienal Ibérica de Património CulturalDe 13 a 15 de outubro, o Centro Histórico de Amarante recebe a AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural - um evento pioneiro na promoção deste setor, que ocorre, de forma alternada, entre Portugal e Espanha. A edição de 2017 traz a esta cidade uma série de iniciativas relacionadas com o tema da Gestão Patrimonial e uma intensa programação cultural.

Na zona ribeirinha, estarão presentes cerca de 50 expositores do setor do património cultural, entre empresas de tecnologia, conservação e restauro, rotas culturais, projetos europeus, entre outros. Uma oportunidade para o estabelecimento de contactos entre profissionais do meio, mas também de divulgação dos bastidores de uma área de atuação normalmente desconhecida do grande público. A Direção-Geral do Património Cultural, a Siega Verde - zona arqueológica, a Parques de Sintra - Monte da Lua e a Universidade do Minho são algumas das entidades já confirmadas. Haverá ainda lugar à atribuição do Prémio Internacionalização do Património, destinado aos três expositores que demonstrem maior interatividade com o público visitante.

A par da dimensão expositiva que ocupa os 3 dias da Bienal, no dia 13 de outubro a Casa da Calçada acolhe o Seminário Internacional do evento, desta vez dedicado ao tema quente da "Descentralização da Gestão Patrimonial". O Seminário conta com a participação de agentes vindos de França, Espanha e Portugal. Um momento para refletir sobre os desafios na gestão do património do país, as competências técnicas dos atuais intervenientes e o papel de empresas e associações especializadas na gestão de recursos patrimoniais. Ao longo dos 3 dias, decorrerão ainda outros workshops, debates e jornadas dedicados ao tema da gestão patrimonial.

A Bienal é também composta por uma diversificada programação cultural, dirigida às famílias e ao público em geral. Serão realizadas visitas guiadas ao Centro Histórico de Amarante e a alguns dos monumentos mais icónicos da Rota do Românico, entre igrejas e mosteiros. Nestes 3 dias, diversos equipamentos culturais da cidade estarão abertos a visitas fora de horas. A música também terá lugar na Bienal, com um concerto da Orquestra do Norte e uma atuação do Coro Anima Mea. Na Igreja de S. Gonçalo, OCUBO apresenta um espetáculo de video mapping com o tema do românico. A correr ou a andar, todos estão convidados a participar na Corrida do Património, um urban trail pelos principais monumentos da cidade.

A AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural é promovida pela Rota do Românico, copromovida pela Junta de Castela e Leão e organizada pela Spira – revitalização patrimonial: uma iniciativa que resulta da fusão da Feira do Património (desenhada e organizada pela Spira entre 2013 e 2015 em Lisboa, Guimarães e Coimbra) com o evento espanhol AR&PA - Bienal de la Restauración y Gestión del Património.

 

A entrada é livre.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

banner Igreja no Mundo 2

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB

Viver Celorico