De 6 de maio a 23 de julho, decorreu a primeira edição do Festival Confluências - Quinta do Barroco do Tâmega e Sousa.
Para trás fica uma itinerância que deixa uma marca no tempo, no espaço e na vivência de ambos. Durante 10 fins de semana, 10 casas, solares e quintas barrocas foram as âncoras de uma viagem pelo Tâmega e Sousa, pontuada por 20 dias de intensa programação cultural, entre 60 concertos, 20 espetáculos de teatro e de marionetas e 14 novas criações artísticas, envolvendo artistas de referência nacional e internacional e coletividades culturais do território.
Foram mais de 30 mil os que aceitaram o convite para esta viagem entre a memória, o tempo histórico e a contemporaneidade, guiada por propostas artísticas de reconhecido valor e com uma garantia reiterada a cada fim de semana: experiências únicas e irrepetíveis inspiradas nestes espaços de estilo barroco.
Os seus jardins, pátios, vinhas, capelas, alpendres e adegas abriram-se ao público – muitos deles pela primeira vez – para acolher artistas de referência nacional e internacional e todos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de os escutar nestes cenários, simultaneamente bucólicos e inusitados.
Aqui (re)descobrimos o imaginário do Tâmega e Sousa e construímos novas memórias, pela voz de Romão, o ancião, um cativante contador de estórias, companheiro de digressão do Festival Confluências, que encantou pequenos e graúdos com lendas e contos de tempos passados.
E aqui partilhámos o palco com as comunidades e coletividades culturais do Tâmega e Sousa, amplamente envolvidas e comprometidas na construção do programa artístico deste Festival, ora com o seu repertório, ora com o seu relevante contributo na construção de novas criações musicais colaborativas, que deram origem ao projeto artístico Sonatas e Tocatas.
Nascido do trabalho em parceria de alguns grupos musicais dos 11 municípios do Tâmega e Sousa, o Sonatas e Tocadas resultou na apresentação de quatro performances concebidas em conjunto, partindo da música e de repertórios locais, mas cruzando-os e abordando-os de forma arrojada e contemporânea e inspirando o público a um novo olhar e a uma nova audição sobre a sua própria herança cultural.
A primeira edição do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte e com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.