rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Maio 10, 2024

Maio – Agenda Cultural em Fafe

Depois de receber o reconhecido ator António Campelo para apresentar o monólogo, «Ninguém», o Teatro Cinema de Fafe acolhe a segunda parte da Ópera Carmina Burana, «Taberna», esta sexta-feira, no dia 10, com a participação da Academia de Música José Atalaya e da Escola Bailado de Fafe. No sábado, 11, realiza-se um concerto de música pop nacional com uma das mais populares cantoras da atualidade, Nena, e a 25 de maio, o Teatro Cinema de Fafe recebe a Gala dos Portugueses de Valor, numa organização da Lusopress e que prevê a participação de cerca de três centenas de portugueses espalhados pelo mundo.

Amarante já executou a limpeza de 55 hectares de terreno

Amarante já executou limpeza em 55 hectares de Faixas de Gestão de Combustível contra incêndios.No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para o ano de 2024, a autarquia diz estar a cumprir as metas estabelecidas nesse plano, a intervencionar faixas de gestão de combustível. “Até à data foram já executados 55 hectares de faixas com a colaboração das equipas de sapadores florestais protocoladas com a autarquia.”, revela o executivo camarário liderado por José Luís Gaspar. “Diminuir a superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo; reduzir os efeitos da passagem de incêndios, protegendo vias de comunicação e infraestruturas e isolar potenciais focos de ignição de incêndios – são os principais objetivos destes trabalhos.”Neste período, as intervenções foram realizadas na União das Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, União das Freguesias de Olo e Canadelo, Freguesia de Rebordelo, Freguesia de Fridão, União das Freguesias de Figueiró (Santiago e Santa Cristina), Freguesia de Mancelos, Freguesia de Gondar e União das Freguesias de Freixo de Cima e de Baixo.Importa lembrar que o governo, conforme despacho conjunto da Ministra da Administração Interna e do Ministro da Agricultura e Pescas, prolongou o prazo para limpeza de matas e terrenos até 31 de maio. Em causa está a precipitação registada nos últimos meses e o elevado teor de água no solo, que condicionaram as operações de gestão de combustíveis e potenciaram o rápido crescimento da vegetação nas áreas já intervencionadas.Até 31 de maio decorre prazo para limpeza de matas e terrenos.

Ribeira de Pena realiza Tertúlia com músicas que inspiraram o 25 de Abril

A autarquia de Ribeira de Pena vai realizar uma tertúlia a 17 de Maio, pelas 21h30 na casa da cultura Museu Escola com músicas que inspiraram o 25 de Abril. “Para honrar o papel crucial que a música desempenhou na queda do regime fascista” revela a autarquia em comunicado. Para a realização desta tertúlia, vão estar à disposição dois leitores de vinil, também conhecidos como gira-discos.O evento é destinado a todas as idades, com entrada gratuita e limitada a lotação.

Fafe – Estação da Memória abre a 16 de Maio

Inaugurado a 25 de Abril o nosso espaço cultural de Fafe vai abrir portas ao público a 16 de Maio.O museu interpretativo, antigo armazém de mercadorias, foi adaptado e referencionalizado em galeria de arte. A estação da memória é composta por três “carruagens-cápsula” e uma área de exposições. Pode acolher atividades culturais em contexto de auditório até uma lotação de 100 lugares sentados. Na galeria da Estação Memória, está patente até ao final do ano uma exposição de arte contemporânea alusiva ao percurso criativo do Mestre Orlando Pompeu, artista plástico nascido em Cepães, Fafe. As obras expostas – que incluem um auto retrato do artista.Aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 as 12h00 e das 14h30 às17h30. Aos sábados, domingos e feriados das 14h30 às18h00. Encerra às segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. O tempo previsto para uma visita completa à Estação Memória é de cerca de uma hora. Para as crianças e jovens (idade igual ou inferior a 18 anos) o acesso é gratuito; Para maiores de 65 anos o custo é de 1,00€ e adultos – 2, 00€.

Alunos da Escola de Fermil estão a prestar apoio aos peregrinos de Fátima

Alunos da escola profissional de Fermil em Celorico de Basto no apoio aos peregrinos de FátimaHumanização e empatia na saúde no cerne desta iniciativaSão 14 alunos e uma professora da escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes que, na passada quarta-feira, viajaram para Cernache do Bonjardim, Sertã, para prestar apoio aos peregrinos a caminho de Fátima.Os jovens vão estar quatro dias ao serviço dos peregrinos num posto de atendimento da escola profissional e Agrícola Eng. Silva Nunes onde colocam em prática os conhecimentos que adquiriram em contexto escola com massagens, tratamento de bolhas mas sobretudo “como colo e conforto na jornada dos peregrinos” disse Natalie Rodrigues, da escola profissional. Esta iniciativa surgiu em 2019 depois de uma experiência pessoal, como peregrina, vivida pela professora Natalie Rodrigues. É um projeto direcionado aos alunos do 10º e 11ºanos do curso Técnico Auxiliar de Saúde que foi imediatamente aceite pela Direção da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. A professora assegura que “esta ação será uma experiência única e para muitos destes jovens irrepetível, uma mini formação em contexto de trabalho que procura acima de qualquer outra coisa, consolidar a empatia e a humanização destes jovens que terão, certamente, um futuro direcionado à Saúde. Queremos que estejam compenetrados nesta missão e que saibam colocar-se no lugar do outro agora, e sempre”.Fernando Fevereiro, diretor da escola profissional, esclarece que “esta é uma escola de projetos e iniciativas únicas que acrescentam valor ao currículo dos alunos mas que, acima de tudo, transformam estes jovens em pessoas melhores. Nesta ação em particular, estes jovens são “enviados” para aliviar o sofrimento daqueles que fazem uma longa jornada, como peregrinos, amparados pela fé até ao Santuário de Fátima”.A iniciativa decorre até amanhã, 11 de Maio.