rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Amarante já executou a limpeza de 55 hectares de terreno


Amarante já executou limpeza em 55 hectares de Faixas de Gestão de Combustível contra incêndios.
No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para o ano de 2024, a autarquia diz estar a cumprir as metas estabelecidas nesse plano, a intervencionar faixas de gestão de combustível. “Até à data foram já executados 55 hectares de faixas com a colaboração das equipas de sapadores florestais protocoladas com a autarquia.”, revela o executivo camarário liderado por José Luís Gaspar.
“Diminuir a superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo; reduzir os efeitos da passagem de incêndios, protegendo vias de comunicação e infraestruturas e isolar potenciais focos de ignição de incêndios – são os principais objetivos destes trabalhos.”
Neste período, as intervenções foram realizadas na União das Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, União das Freguesias de Olo e Canadelo, Freguesia de Rebordelo, Freguesia de Fridão, União das Freguesias de Figueiró (Santiago e Santa Cristina), Freguesia de Mancelos, Freguesia de Gondar e União das Freguesias de Freixo de Cima e de Baixo.
Importa lembrar que o governo, conforme despacho conjunto da Ministra da Administração Interna e do Ministro da Agricultura e Pescas, prolongou o prazo para limpeza de matas e terrenos até 31 de maio. Em causa está a precipitação registada nos últimos meses e o elevado teor de água no solo, que condicionaram as operações de gestão de combustíveis e potenciaram o rápido crescimento da vegetação nas áreas já intervencionadas.
Até 31 de maio decorre prazo para limpeza de matas e terrenos.