rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 27, 2024

Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto sensibilizam para comprar local

Numa campanha de Páscoa, a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto também incentiva às compras no comércio local. “Neste período especial que se avizinha, incentivamos todos a tornar a celebração da Páscoa ainda mais importante, apoiando os comerciantes locais.”, diz a associação nas últimas publicações nas redes sociais. Lembra que “ao optarmos por produtos e serviços da nossa região, não só impulsionamos a economia local, mas também fortalecemos os laços comunitários.”

Páscoa – Meo apela ás compras no comércio local

A operadora de telecomunicações MEO volta a desafia os portugueses para as compras no Comércio Local, nesta época festiva. Depois de o fazer no Natal, agora esta Páscoa incentiva os portugueses a comprar o folar na loja do bairro. Num apelo “ao que as memórias da Páscoa têm de mais familiar e próximo dos portugueses”, a MEO Empresas lançou uma campanha de apoio aos pequenos negócios. Através do slogan ‘Por uma Páscoa Local’, a MEO apoia o comércio tradicional.

URZE apresenta “Ir a Salto” a 12 de Abril

No ano em que se celebra os 50 anos do 25 de Abril, a Urze, companhia profissional de Teatro de Vila Real, prepara-se para “Ir a Salto”, a 12 de Abril, no Teatro Municipal de Vila Real. Um espectáculo sobre a emigração clandestina portuguesa, que conta no elenco com os actores Pedro Giestas, Bernardo Gavina, Glória de Sousa, Fábio Timor, Joana Ferrajão e Rita Queirós, numa encenação de José Carretas, que assina também o texto original. “IR A SALTO”, integrado no programa oficial da COMISSÃO PARA AS COMEMORAÇÕES DO QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, conta com o apoio destacado desta mesma comissão, bem como da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura, numa co-produção com o Teatro Municipal de Vila Real, e que se insere no calendário dos 20 anos deste equipamento cultural da cidade. Dia 12 de Abril, a estreia do espetáculo conta com a participação especial de 16 elementos do Coro da Casa do Professor de Vila Real. Sinopse Os relatos e histórias de cidadãos de outras nacionalidades, que emigram hoje para Portugal, assemelham-se à realidade vivida por milhares de portugueses nos meados dos anos 60. Entre aqueles que “a salto” conseguiram transpor penosos obstáculos para atravessar a fronteira até ao interior da Europa e a tantas outras partes do mundo, houve quem fosse enganado e deixado à sorte por agiotas de ocasião na aldeia de França, em Bragança. É a partir desse facto que “IR A SALTO” conta a história de um jovem casal, confrontado com a ausência de futuro em Portugal, olha para o interior da Europa como a única perspectiva de uma vida digna. Partem do interior da região da Beira, de uma terra de pedras bolideiras, arriscando “ir a salto” com a ajuda de “passadores”, até França. Num percurso, entre as situações inusitadas e os dramas subjacentes, que se vai desenrolando em círculos que lembram tantas vezes a própria vida.

Comendador Alfredo Augusto Mendonça vai ter busto em Mondim de Basto

Vai ser inaugurado, a 5 de Abril, o busto do comendador Alfredo Augusto Mendonça na Praceta da Via Cova em Mondim de Basto. Uma cerimónia que vai com a presença do bispo de Vila Real, D. António Azevedo do autarca Bruno Ferreira e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto e filho do homenageado, Alfredo Mendonça. Alfredo Augusto Ferreira Pinto Coelho de Mendonça foi presidente da autarquia de Mondim de Basto de 1961 a 1973. Foi ainda vereador e vice-presidente da autarquia de 1993 a 2009. Foi também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto.

Via Sacra ao Vivo na Igreja de S. Pedro em Britelo

O momento que simbolizou a Paixão de Cristo desde a condenação à morte na cruz foi hoje ontem, terça-feira, interpretado na igreja paroquial de S. Pedro de Britelo, pelos idosos do “Celorico a Mexer” programa social da autarquia celoricense.  Já é uma tradição em Celorico de Basto a realização desta cerimónia religiosa. A assistir à cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, a vereadora da Ação social, Maria José Marinho e o vice-Presidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira.  A cerimónia foi presidida pelo Pe. Carlos Macedo, pelo Pe. Parcidio Rodrigues, e o Diácono Sérgio Araújo, em estágio pastoral no Arciprestado. “São momentos com um simbolismo, muito marcantes e comoventes, verdadeiramente interpretados com fé e devoção. Uma cerimónia muito bem orientada e que evidência o trabalho e empenho dos trabalhadores deste programa e o dinamismo dos idosos que participam”. Para José Peixoto Lima, “estes momentos de reflexão preparam-nos para receber a festa da Páscoa e Jesus Ressuscitado”, referiu José Peixoto Lima.

Chuva, vento, neve e agitação marítima forte até Domingo de Páscoa

Segundo o IPMA, a depressão NELSON condiciona o estado do tempo em Portugal até domingo de Páscoa com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada. NELSON foi o nome atribuído pela AEMET a uma depressão que estará centrada em 49.9N 14.6W às 14UTC do dia 27 de março. Este será o núcleo principal de uma vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, influenciando o estado o tempo em Portugal Continental. De acordo com as previsões atuais dos modelos numéricos, prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao Domingo de Páscoa. “Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1000 metros de altitude.” revela o comunicado do IPMA. Quanto à temperatura, prevêm-se valores sem alteração significativa ao longo da semana, apesar de uma subida da temperatura mínima no dia 27 e nova descida no dia 29, Sexta-Feira Santa. Serão registadas temperaturas máximas entre 15 e 20°C na região Sul, sendo entre 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, e inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas, onde em diversos dias não deverão superar os 10°C. As temperaturas mínimas deverão situar-se entre 5 e 10°C em boa parte do território, sendo em alguns locais do interior Norte e Centro entre 0 e 5°C, podendo ser pontualmente inferiores nas terras altas. Como consequência desta configuração meteorológica sinótica, também se esperam períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h, podendo ser superiores a 100 km/h nas terras altas. Para o estado do mar espera-se agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30, em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa.