Segundo o IPMA, a depressão NELSON condiciona o estado do tempo em Portugal até domingo de Páscoa com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.
NELSON foi o nome atribuído pela AEMET a uma depressão que estará centrada em 49.9N 14.6W às 14UTC do dia 27 de março. Este será o núcleo principal de uma vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, influenciando o estado o tempo em Portugal Continental. De acordo com as previsões atuais dos modelos numéricos, prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao Domingo de Páscoa. “Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1000 metros de altitude.” revela o comunicado do IPMA.
Quanto à temperatura, prevêm-se valores sem alteração significativa ao longo da semana, apesar de uma subida da temperatura mínima no dia 27 e nova descida no dia 29, Sexta-Feira Santa. Serão registadas temperaturas máximas entre 15 e 20°C na região Sul, sendo entre 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, e inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas, onde em diversos dias não deverão superar os 10°C. As temperaturas mínimas deverão situar-se entre 5 e 10°C em boa parte do território, sendo em alguns locais do interior Norte e Centro entre 0 e 5°C, podendo ser pontualmente inferiores nas terras altas. Como consequência desta configuração meteorológica sinótica, também se esperam períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h, podendo ser superiores a 100 km/h nas terras altas. Para o estado do mar espera-se agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30, em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa.