rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 25, 2024

Pedro Barbosa – o celoricense que é fisiologista no Boavista FC (c/áudio)

O celoricense Pedro Barbosa, de 25 anos, é fisiologista de exercício ao serviço do departamento médico do Boavista Futebol Clube há cerca de 4 anos. A RRB foi conhecer melhor este celoricense que tenta ser “embaixador” do seu concelho quando convence “os amigos a virem para verem a beleza de Celorico de Basto”. Depois da conclusão dos estudos de Ciências de Desposto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em 2021, foi convidado para fazer parte da equipa técnica dos sub19 do Boavista. Aceitou o convite e juntou este “trabalho” ao estágio curricular para terminar a licenciatura. Integrou mais tarde a equipa principal como fisiologista do exercício estando envolvido na recuperação de jogadores lesionados. “Faço trabalho de ginásio com a recuperação de lesões nos jogadores e com trabalho de campo até que estejam prontos para integração na equipa”, referiu em entrevista à RRB. Como fisiologista o seu dia é completo no acompanhar dos jogadores com “pré-ativações e análise ao bem-estar dos jogadores, trabalho de ginásio e trabalho de campo” culminando com o relatório de controlo e monitorização de cargas”, contado com os dias de jogo onde o Pedro Barbosa acompanha o estado dos jogadores em campo, integrando a equipa técnica. “É uma vida dedicada ao desporto” – diz Pedro Barbosa. O profissional diz não ter muitos sonhos mas reconhece a ambição de chegar a outros campeonatos nomeadamente estrangeiros. “A Liga Alemã e Inglesa, o campeonato brasileiro são algumas realidades que me interessam bastante. Mesmo os Estados Unidos que sempre foram conhecidos por trabalhar muito bem a fisiologia e a reabilitação”, confessou em entrevista a RRB.

Fafe – Cravo Humano no arranque das comemorações dos 50 anos de Abril de 74

Na passada quinta-feira, 21 de Março, cerca de 1400 crianças do ensino básico do concelho de Fafe participaram no arranque das Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril. O «Desfile da Liberdade» levou as crianças, vestidas com t-shirts verdes e vermelhas, com a mensagem “25 de Abril Somos Nós!” a desfilarem até ao parque da cidade para formarem um cravo gigante desenhado na relva a entoarem um Hino, preparado para a ocasião, com letra de Artur Coimbra e música da Academia de Música José Atalaya, com a colaboração dos professores José Miguel Costa e Cristina Cunha.Foi também neste local que foi erguido um memorial alusivo à efeméride, onde as crianças depositaram, os cravos, preparados manualmente pelos utentes de várias associações do concelho. O arranque das Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, por elementos da Comissão local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe, por presidentes das juntas de freguesia, pelos diretores de agrupamentos, comunidade educativa, associações e público geral. ProgramaNa passada segunda-feira, 18, a autarquia de Fafe fez a apresentação pública do programa de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 74. Do programa delineado até Abril do ano que vem, fazem parte concertos, com nomes da música nacional e artistas e grupos locais, destacando-se, pelo simbolismo associado ao 25 de Abril, um concerto com Paulo de Carvalho. O Teatro Cinema também vai integrar as comemorações sendo palco para diversas peças de teatro, tais como “A Revolta”, “O Tesouro”, que narram, de forma dinâmica e apelativa, aquilo que foi a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e a importância desse dia para o futuro e Portugal.“Os temas de abril figurarão no alinhamento das conferências e colóquios destacando-se as sessões “48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime”, “Do lápis azul à liberdade de imprensa” e a “A situação da mulher antes e depois do 25 de Abril”.” revelaram. Com a colaboração do Cineclube de Fafe vão ser promovidos dois Ciclos de Cinema sobre Abril, com quatro filmes cada, um em abril de 2024 e outro em abril de 2025. De igual modo, estão previstas várias exposições temáticas, uma delas alusiva às vivências do 25 de Abril em Fafe. Serão ainda realizadas atividades desportivas, destacando-se, pela mobilização e impacto a “Marcha pela Liberdade”, que contará com a colaboração da associação «Restauradores da Granja».O programa envolver, ainda, projetos com as escolas, as juntas e uniões de freguesia, coletividades e cidadãos em geral, e culminará a 25 de Abril de 2025 com um desfile de encerramento no centro da cidade, com a participação de toda a comunidade.

Rota do Românico tem atividades para as Férias da Páscoa

Na interrupção escolar da Páscoa deste ano, a Rota do Românico promove diversas atividades lúdico-pedagógicas nos Centros de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, e da Escultura Românica (CIER), em Abragão, Penafiel. As oficinas, jogos e visitas previstas “inspiram-se na quadra pascal, convidando os jovens participantes a explorar os Centros de Interpretação através da realização de atividades que valorizam a sua curiosidade, criatividade, experimentação e vivência em grupo.”, revela a rota. Atividade:Férias da Páscoa 2024 Datas:26 e 28 março, 10-12h30, no CIR, Lousada;05 abril, 10h-12h30, no CIER, Penafiel. Destinatários:Crianças/jovens dos 6 aos 12 anos. Programa:26 março, terça-feira, 10h-12h30, CIR, Lousada– Corrida de coelhos;– Jogos tradicionais. 28 março, quinta-feira, 10h-12h30, CIR, Lousada– Um postal real;– Caça aos ovos. 05 abril, sexta-feira, 10h-12h30, CIER, Penafiel– Um postal real;– Caça aos ovos.