rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Pedro Barbosa – o celoricense que é fisiologista no Boavista FC (c/áudio)

O celoricense Pedro Barbosa, de 25 anos, é fisiologista de exercício ao serviço do departamento médico do Boavista Futebol Clube há cerca de 4 anos. A RRB foi conhecer melhor este celoricense que tenta ser “embaixador” do seu concelho quando convence “os amigos a virem para verem a beleza de Celorico de Basto”.

Depois da conclusão dos estudos de Ciências de Desposto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em 2021, foi convidado para fazer parte da equipa técnica dos sub19 do Boavista. Aceitou o convite e juntou este “trabalho” ao estágio curricular para terminar a licenciatura. Integrou mais tarde a equipa principal como fisiologista do exercício estando envolvido na recuperação de jogadores lesionados. “Faço trabalho de ginásio com a recuperação de lesões nos jogadores e com trabalho de campo até que estejam prontos para integração na equipa”, referiu em entrevista à RRB.

Como fisiologista o seu dia é completo no acompanhar dos jogadores com “pré-ativações e análise ao bem-estar dos jogadores, trabalho de ginásio e trabalho de campo” culminando com o relatório de controlo e monitorização de cargas”, contado com os dias de jogo onde o Pedro Barbosa acompanha o estado dos jogadores em campo, integrando a equipa técnica.

“É uma vida dedicada ao desporto” – diz Pedro Barbosa.

O profissional diz não ter muitos sonhos mas reconhece a ambição de chegar a outros campeonatos nomeadamente estrangeiros. “A Liga Alemã e Inglesa, o campeonato brasileiro são algumas realidades que me interessam bastante. Mesmo os Estados Unidos que sempre foram conhecidos por trabalhar muito bem a fisiologia e a reabilitação”, confessou em entrevista a RRB.