rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 22, 2024

Via Sacra ao Vivo em Mondim de Basto (cancelada)

Foi cancelada a Via Sacra ao Vivo em Mondim de Basto prevista para amanhã à noite. ” O Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mondim de Basto lamenta informar que, atendendo às condições climatéricas adversas, foi CANCELADA  a Via Sacra ao vivo de Mondim, que estava prevista para as 21,30h da Sexta-Feira Santa, dia 29 do corrente. Agradecemos a compreensão de todos”, revelam em comunicado enviado à redação.

Basto Move.te associa atividade física, cultura e história numa só atividade

A próxima iniciativa da Associação Basto Move.te chama-se “Trilhos da História e Cultura com Saúde” e associa atividade física, cultura e história, numa só atividade. A caminhada “Castellum Celorici et oppido ibi Castelo de Arnoia” decorre no dia 7 de Abril pelas 9 horas. Vai ser feita num percurso circular de 11 quilómetros de dificuldade moderada tendo como ponto de encontro o Centro interpretativo do Castelo de Arnóia.

Amarante – Ateliers de Páscoa celebram 50 anos do 25 de Abril 

A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – BMAS e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso – MMASC acolhem ateliers de Páscoa que, na edição deste ano, celebram os 50 anos do 25 de Abril.  “Estados de Liberdade” é o nome da atividade destinada a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos. De 25 a 26 de março, na BMAS e de 27 a 28 de março no MMASC, a Revolução dos Cravos estará em destaque, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. “Nos dois primeiros dias, 25 e 26 de março, na BMAS, serão realizadas atividades que ajudarão a compreender o significado e a importância do 25 de Abril. Conceitos como liberdade, censura e igualdade serão explorados através de histórias, jogos e discussões interativas onde os participantes irão aprender como esta revolução mudou o curso da história de Portugal e o que significa viver em liberdade.”, explica em comunicado. A 27 e 28 de março, o museu é o local escolhido para explorar a expressão artística, com enfoque no surrealismo. Inspirados por esta corrente artística, a proposta é conhecer uma técnica de desenho inventada, nos anos 20, pelos artistas surrealistas e criar obras de arte, que expressarão o conceito de liberdade na criação artística. No final, os trabalhos individuais unir-se-ão, para formar uma obra única, simbolizando o esforço da união na busca da liberdade. No Polo de Vila Meã da Biblioteca Municipal vai decorrer o workshop “Dar Voz à Liberdade”, de 25 a 28 de março, das 14h00 às 16h30, para crianças dos 5 aos 12 anos. “Tendo por base o livro “Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?” com texto de Ana Markl e ilustrações de Christina Casnellie a proposta para celebrar esta efeméride é destacar os principais eventos, personagens e ideologias de forma lúdica, estimulando a curiosidade e a criatividade das crianças sobre a Revolução dos Cravos, tão importante para o País.”, revela. Cada atividade tem um custo de dois euros e as inscrições decorrem em forms.cm-amarante.pt.

1º Mondim Torneio Voleibol apadrinhado pelo Vitória de Guimarães (c/áudio)

Foi ontem apresentado o 1º Torneio de Voleibol que vai decorrer em Mondim de Basto e em Celorico de Basto, organizado pelo Centro Desportivo Municipal de Mondim de Basto e em parceria com a MAV – Mondim Associação de Voleibol e a Associação de Voleibol de Trás-os-Montes. De 27 a 29 de março decorre o evento homologado pela Federação Portuguesa de Voleibol, que se destina a atletas dos 9 aos 15 anos, subdivididos pelos escalões de Minis A, Minis B, Infantis, Iniciados e Cadetes. O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, considera tratar-se de um evento importante para estimular a prática de uma modalidade desportiva que está a crescer no concelho. “Promover o desporto e fazê-lo de uma forma colaborativa” referiu o autarca. A organização conta, para esta primeira edição, com a participação de cerca de 400 atletas, que integram 37 equipas. Ontem, a presença de duas atletas do Vitória de Guimarães fez notar o apoio do clube a apadrinhar o torneio. Devido à dimensão do encontro e à forte adesão das equipas, o Município de Mondim de Basto recorreu ao apoio do Município vizinho de Celorico de Basto que se prontificou a disponibilizar pavilhões do concelho para a realização de alguns jogos. O torneio vai desenrolar-se entre o Pavilhão Municipal de Mondim de Basto, o pavilhão do Centro Escolar de Mondim Oeste, o Pavilhão l da EBS de Celorico de Basto e o Pavilhão da Escola Profissional Engenheiro Silva Nunes, em Fermil. “Desde a primeira hora nos mostramos disponíveis” referiu José Peixoto Lima, autarca celoricense. Para o edil “são eventos como este que também promovem o território”.