rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 24, 2024

Escolas celoricenses recebem Gabinete Girassol

O Gabinete Girassol anda pelas escolas de Celorico de Basto a falar sobre o Bullying nas escolas. Despertar os jovens para este problema é o objetivo da campanha, “Diz Não ao Bullying” promovida pelo Gabinete Girassol do município de Celorico de Basto nas escolas básicas e secundária do concelho de Celorico de Basto. Durante um horário letivo, as diferentes turmas do 2º e 3º ciclo, ouviram os técnicos do Gabinete Girassol, Helena Carvalho e Pedro Moura, que mostraram aos jovens exemplos destes maus tratos, físicos e psicológicos, impostos por um ou vários agressores, que justificam o seu comportamento com razões de natureza social, raça, religião, aspeto físico, aprendizagem, e outros. O bullying mostra-se como uma prática recorrente entre os jovens e que “tem de ser extinta, não podemos permitir que as escolas continuem a ser locais de terror para muitos jovens que se veem diariamente “atacados”, de várias formas, pelos colegas” disse Helena Carvalho, do Gabinete Girassol. “A escola tem que ser um espaço com um ambiente saudável, onde as crianças e os jovens se sintam confortáveis e felizes no seu local de ensino, por isso fomos mais duros na abordagem do tema porque queremos mesmo que estes jovens entendam a mensagem, e sejam os agentes da mudança”. Esta campanha “Diz Não ao Bullying” foi um pedido de ajuda das escolas que se veem, muitas vezes, incapazes de responder assertivamente para sanar este problema. O diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Carvalho, diz que “temos atuado de diferentes formas para resolver algumas situações que vão acontecendo em recinto escolar, o bullying não pode ser tratado com ligeireza, temos agressores e vitimas que acabam muito mal, este é um problema grave que deve ser tratado com a severidade que merece”. O diretor da escola é perentório, “ a escola tem de ser um espaço de aprendizagem onde todos se sintam livres e felizes, onde haja equidade e responsabilidade, onde todos gostem de estar e de aprender”.

“Farsa de Inês Pereira” em Amarante a 27 de Janeiro

A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e Cine-Teatro de Amarante dedicam o próximo sábado ao passado e presente do Teatro Nacional D. Maria II. É já no próximo sábado, entre as 11h00 e as 12h30, que aBiblioteca Municipal Albano Sardoeira realiza a “Oficina para Famílias”, com Vera Santos. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória on-line.Às 15h00, o curador da exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o País”, Tiago Bartolomeu Costa, vai fazer uma visita guiada. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória on-line.Às 17h00 realiza-se o debate “As mulheres e o teatro, das Cartas Portuguesas a Agustina”, moderado por Tiago Bartolomeu Costa e com a participação de Carlos Pimenta e Marinela Freitas.O dia termina com a apresentação da peça “A Farsa de Inês Pereira”, às 21h30, no Cine-Teatro de Amarante. Com texto e encenação de Pedro Penim, esta adaptação contemporânea da obra de Gil Vicente oferece uma visão crítica e transforma-a numa obra do nosso tempo. Um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar. Os bilhetes custam 14€ e estão disponível na bilheteira do Cine-Teatro e on-line.

Acidente em Borba da Montanha provoca um morto (c/áudio)

Um homem de 64 anos foi atropelado por uma ambulância, no início da noite da passada terça-feira, em Borba da Montanha, Celorico de Basto. Devido à violência do embate o homem teve morte imediata. O local é de fraca visibilidade e a vítima mortal tinha mobilidade reduzida, segundo nos explicou esta manhã o Comandante dos BV de Celorico de Basto, Fernando Marinho Gomes. O homem de 64 anos residia na freguesia de Borba e caminhava na estrada com um irmão e o embate da ambulância dos BV de Famalicão foi fatal. A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Vale do Sousa, do INEM, esteve no local também a equipa do Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação da GNR.