rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 16, 2023

Celorico de Basto assina primeiros contratos de Estratégia Local de Habitação

Os primeiros contratos de execução das obras foram este mês celebrados, nos Paços do Concelho de Celorico de Basto, das candidaturas já submetidas e aprovadas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Em Celorico de Basto estão sinalizadas no concelho 432 habitações a ser intervencionadas (beneficiários diretos) cujos processos devem ser candidatados até março de 2024 e as obras concluídas até dezembro de 2026, ano de encerramento do PRR. Os processos já aprovados e que agora vão avançar para a concretização das obras reportam num investimento aprovado de cerca de meio milhão de euros.  Todas as candidaturas ao 1º Direito aprovadas até março de 2024 são financiadas a 100%, o que “consubstancia na criação de condições habitacionais dignas para muitas famílias que de outra forma seriam difíceis de executar” referiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. A celebração destes contratos é o arranque efetivo das obras de reabilitação “depois de um intenso trabalho de diagnóstico feito por uma equipa multifacetada de profissionais da Câmara Municipal, com o intuito primeiro de percecionar as carências das famílias e das habitações. Um trabalho que levou à inclusão de novas candidaturas e à exclusão de outras por não corresponderem aos parâmetros exigidos na candidatura”. José Peixoto Lima, diz que “a desconfiança das pessoas relativamente a este programa levou a que muitos agregados se sentissem inibidos de participar mesmo sendo ilegíveis, o que levou o Município a andar no terreno, cm uma equipa da ação social a esclarecer e a informar devidamente a comunidade, para que todos os que vivem em condições habitacionais indignas e sem recursos financeiros para melhorar essas condições, pudessem efetivamente aceder a este programa”. A saber ainda que o acesso a este programa depende das condições de elegibilidade das famílias que tenham sido sinalizadas na Estratégia Local de Habitação, e que vivam em condições indignas, tal como definidas no artigo 5.º do DL n.º 37/2018; estejam em situação de carência financeira, nos termos estabelecidos na alínea e) do art.º 4.º do DL n.º 37/2018, de 4 de junho, na sua redação atual, e seja cidadão nacional ou, sendo estrangeiro, tenha certificado de registo de cidadão comunitário ou título de residência válido no território nacional.

Guimarães organiza Autumn Academy

O município de Guimarães considera uma oportunidade de Capacitação para a Juventude.O campo de capacitação vai acontecer a 1, 2 e 3 de dezembro de 2023, nas instalações da Pousada da Juventude de Guimarães.O Município de Guimarães, em parceria com a Casa da Juventude de Guimarães, anuncia a realização do Autumn Academy – Campo de Capacitação de Outono, um evento imperdível para os jovens interessados em desenvolver competências e ampliar horizontes. O campo de capacitação ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2023, nas instalações da Pousada da Juventude de Guimarães.As inscrições podem ser efetuadas até 26 de novembro.Incluído no valor de inscrição de 20 euros, está o alojamento, alimentação, seguro e uma ampla gama de atividades emocionantes.Segundo a autarquia vimaranense “O Autumn Academy é uma oportunidade única para os jovens de Guimarães se reunirem, aprenderem e se divertirem. Durante três dias, os participantes terão a oportunidade de adquirir novas competências, interagir com outros jovens com interesses semelhantes e desfrutar de uma experiência enriquecedora.”

Iberian Ensemble vai percorrer a Rota do Românico

Igrejas de Soalhães e Gatão recebem este fim-de-semana os concertos do Iberian Ensemble. O Iberian Ensemble está de regresso à Rota do Românico para 12 apresentações no Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24. A Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canaveses, na próxima sexta-feira, 17, e a Igreja de São João Baptista de Gatão, Amarante, no sábado, 18, às 21 horas, recebem os primeiros espetáculos do novo ciclo, com entrada livre. O Iberian Ensemble, grupo de música antiga sob a direção artística de Alexandre Andrade, dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico. Nos concertos agendados para Soalhães e Gatão, o Iberian Ensemble contará com a participação dos músicos Alexandre Andrade, na flauta barroca, David Cruz, no violoncelo barroco, Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca, e Catarina Sousa, no órgão. O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, promovido pelo Iberian Ensemble, tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico. A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).