rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 31, 2023

Fafe – Moreira de Rei e Várzea Cova vai ter Unidade Local de Proteção Civil

Foi na passada sexta-feira que a Comissão Municipal de Proteção Civil emitiu parecer favorável ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. A Comissão Municipal de Proteção Civil de Fafe reuniu, na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, e com a presença do Vereadora do Ambiente e Florestas, Marta Gonçalves, entre várias entidades, esta reunião abordou assuntos fundamentais para a execução da política municipal de segurança.A autarquia fafense revela que foi emitido parecer favorável ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que se encontra agora na fase final do processo de revisão, aguardando a emissão de parecer por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para posterior submissão para aprovação por parte da Assembleia Municipal.“Este plano foi revisto de acordo com nova legislação relativa à elaboração deste tipo de documentos, nos quais estão definidas as orientações relacionadas com o modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil.”, revela o executivo liderado por Antero BarbosaFoi emitido, também, o parecer favorável da Comissão para a criação da Unidade Local de Proteção Civil de Moreira do Rei e Várzea Cova, a terceira a ser constituída no nosso concelho, depois da União de Freguesias de Agrela e Serafão e de Freitas e Vila Cova terem as suas Unidades Locais de Proteção Civil devidamente constituídas. A criação destas Unidade Locais de Proteção Civil tem em vista a organização da Proteção Civil no seu patamar de base, a nível local, das pessoas e das instituições próximas, incidindo no princípio da gestão dos recursos consoante as necessidades.Foi ainda aprovado o Relatório da Subcomissão Permanente de Incêndios Rurais, que compila toda a informação e dados referentes ao trabalho desenvolvido ao longo do presente ano, bem como a análise à atividade operacional e respetivos resultados operacionais. “Esta subcomissão tem como objetivo o acompanhamento contínuo das ações de proteção civil, no âmbito deste desígnio nacional, e a promoção de uma efetiva coordenação institucional com base no princípio de comando único municipal, concretizando uma monitorização permanente da situação e antecipando, face à avaliação do risco, medidas operacionais adequadas.”, revela a autarquia fafense.

Museu Amadeo de Souza-Cardoso integra programa de apoio nacional

A 18 de Outubro o autarca amarantino, José Luís Gaspar, esteve em Lisboa para assinar o contrato de financiamento. O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) é um dos 40 museus beneficiados pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus 2023, sob a gestão da Direção-Geral do Património Cultural.Para este programa, o MMASC apresentou o projeto “O Grande Desvairo, estudo e preservação também é mediação” que consiste na intervenção preventiva na obra de Acácio Lino, “O Grande Desvairo”, e respetiva mediação do processo, tornando-o visível a quem visitar o MMASC. A cerimónia de assinatura de contratos de financiamento decorreu na passada quinta-feira, no Museu de Marinha, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro; e do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos. O Município de Amarante esteve representado pelo presidente José Luís Gaspar.

UTAD tem este ano mais 596 estudantes internacionais

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe este ano letivo 2023/24 mais 596 novos estudantes internacionais. Oriundos de 39 países, a maioria chega da Europa, de África e da América. “Atualmente, temos mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo. Este número representa já 25% do total de estudantes da academia transmontana, o que confirma que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”, afirma o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos. Mais de metade dos novos estudantes internacionais está inscrita em mestrados e doutoramentos, sendo que as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e do Ambiente e as Tecnologias dominam as preferências. Em mestrados estão inscritos 59% dos estudantes, 4% em mestrados integrados e 10% em doutoramentos, revela a UTAD dando ainda conta que “Os dados revelam que 73% dos estudantes internacionais optam por frequentar o 2.º e 3.º ciclos de estudos, o que demonstra a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela UTAD”. Segundo Luís Ramos, a UTAD tem procurado internacionalizar a sua oferta formativa, apostando nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na diáspora portuguesa. “Muitos dos nossos estudantes vêm de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, mas continuamos apostados em contribuir para a promoção do conhecimento a nível global”, remata.

The Gift no Teatro Cinema de Fafe

The Gift andam em digressão e atuam em Fafe a 3 e 4 de Outubro. A digressão de apresentação de «Coral», dos The Gift, passa pelo Teatro Cinema de Fafe nos próximos dias 3 e 4 de novembro.Com a participação de um coro clássico de 48 elementos, gravado em Viena de Áustria, “Coral” é o décimo álbum da banda de Alcobaça.” O Coral, tal como sempre disseram, é um disco pontiagudo, que corta ao entrar dentro dele, que nos agarra pelo pescoço e nos tira o ar. Em palco as canções são tudo isto. A tensão, sempre presente…É uma experiência que marca sobretudo o presente dos Gift. Em palco, durante 25 concertos, a banda tocou apenas e só o disco. Era o presente. Não era passado, nem era futuro… Era mostrar. Verbalizar, levar as pessoas pela mão para dentro de tudo aquilo que circundava a composição, a execução, as histórias por detrás de cada letra, cada compasso, cada colaboração…Contudo. Da dúvida à euforia… num ápice.”Bilhetes ainda disponíveis em https://ticketline.sapo.pt/evento/the-gift-coral-76602