rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 26, 2023

Hipódromo de Carvalho recebeu duas provas a contar para o Campeonato Nacional (c/áudio)

Pela primeira vez, o Hipódromo Municipal de Celorico de Basto, recebeu, na mesma época desportiva duas provas a contar para o Campeonato Nacional. No passado domingo, o Hipódromo Municipal de Celorico de Basto em Carvalho recebeu o público para assistir à corrida das Vindimas. Foi a XXVI corrida de cavalos a galope e trote atrelado a contar para o campeonato nacional. Pela primeira vez, o Hipódromo Municipal recebeu, na mesma época desportiva duas provas a contar para o Campeonato Nacional. A primeira prova foi no dia 27 de agosto e a segundo a 24 de setembro decorreu a segunda prova. Um objetivo há muito ambicionado tendo em conta as excelentes condições existentes neste hipódromo Municipal. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto disse que “este hipódromo é, cada vez mais, uma referência do hipismo a nível nacional. A moldura humana presente é sinal da paixão pela modalidade que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos”. José Peixoto Lima disse que “apesar das condições serem muito boas para a prática da modalidade estamos cientes de que são necessários alguns aperfeiçoamentos, por isso o que pedimos é que a liga nos faça chegar as condições técnicas e nós arranjaremos orçamento para as concretizar. É nossa intenção criar as condições ideais para cavalos, cavaleiros e público, para que este espetáculo seja vivido com intensamente por todos”. Como habitualmente esta prova decorreu de uma parceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) e a Liga Portuguesa de Trote e Galope. Segundo Jorge Marinho, presidente da União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) “É com satisfação que vejo a realização e mais uma prova aqui no Hipódromo Municipal em Carvalho, esteve um dia fantástico e a foi uma surpresa muito agradável sentir que há cada vez mais aficionados da modalidade. Era uma luta de anos e finalmente conseguimos atrair a este lugar mais provas a contar para o Campeonato Nacional, a sua concretização deixa-nos muito satisfeitos”. O presidente da Liga de Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa disse que esta é mais “uma prova a contar para o campeonato nacional, num dos melhores hipódromos do país, sempre com uma imensa plateia. Queremos que Celorico possa acolher mais do que uma jornada do campeonato nacional, e hoje concretizou-se. Celorico de Basto reúne excelentes condições para a prática da modalidade e hoje temos cá os melhores cavalos a correr”. Esta corrida, com o nome “corrida das vindimas”, deve-se ao facto de “Celorico de Basto ser a terra do vinho verde, por isso fazia todo o sentido fazermos cá esta prova”, disse o Presidente da Liga.A próxima prova agendada para dia 10 de março, mês de celebração a Festa Internacional das Camélias.

Amarante Futebol Clube – relato na RRB

A Rádio Região de Basto é nesta época desportiva média partner do Amarante FC. Para a época 2023/24, garante o relato dos jogos, com Alfredo da Costa, todos os domingos.

Montalegre anuncia próxima edição da Feira do Fumeiro

O evento realiza-se de 18 a 21 de janeiro de 2024. A autarquia de Montalegre já revelou a data oficial da próxima Feira do Fumeiro de Montalegre. De 18 a 21 janeiro 2024 realiza-se um o 33ª edição do certame. A organização revela que o evento é da responsabilidade do Município de Montalegre e da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é o maior cartaz turístico e cultural do concelho deMontalegre. Nasceu em 1992. Hoje atrai, num único fim-de-semana, mais de 50 milpessoas. O certame é organizado pela Câmara Municipal de Montalegre desde o seu arranque.Porém, desde 2002 que a organização é feita em conjunto com a Associação dos Produtores deFumeiro da Terra Fria Barrosã.Na primeira edição, o evento contou com 35 produtores e 1.226 kg de produto vendido. Nesse ano, em 1992, visitaram a vila de Montalegre 2.500 pessoas. Na edição deste ano (2023) visitaram a feira do fumeiro 50 mil pessoas.

Ensino de Mandarim em Amarante para 31 alunos (c/áudio)

Este ano letivo houve um aumento de interessados pelo ensino de mandarim e da cultura chinesa. O ensino do Mandarim, da cultura e da história chinesas conta este ano com 31 alunos inscritos, nas aulas que a autarquia de Amarante proporciona gratuitamente aos alunos.As aulas vão arrancar a 30 de setembro nas instalações da Escola Básica n.º 2 de Amarante. “Para este ano letivo verificou-se um aumento nas inscrições com 31 alunos, dos diferentes ciclos de ensino, a demonstrarem interesse nas aulas que decorrem ao sábado à tarde.”, revela a autarquia amarantina. Adriano Santos, vereador da educação da autarquia, revelou à RRB que no ano letivo passado a iniciativa teve sucesso que se repete agora este ano. Com o objetivo de capacitar os alunos com competências distintas, diversificando a oferta linguística e cultural no concelho, esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Amarante e o Instituto Confúcio, agora pelo segundo ano consecutivo. No final, e após avaliação, os alunos recebem um certificado. As aulas realizam-se, gratuitamente, durante o ano letivo, com duração de uma hora para o 1.º ciclo, e de uma hora e meia para o 2.º e 3.º ciclos. Recorde-se que o Instituto Confúcio é uma organização chinesa, reconhecida pelo Estado Chinês para o ensino e certificação do Mandarim/Língua e Cultura Chinesa, e com protocolo com a Universidade de Xangai.

Convívio Sénior leva mondinenses a Fátima

Domingo, dia 24 de setembro, foi o dia escolhido para o passeio sénior que a autarquia de Mondim de Basto realizou. Mais de 400 pessoas de todo o concelho de Mondim de Basto participaram no Convívio Sénior que teve como destino o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.Este convívio sénior iniciou com a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, tendo-se seguido o almoço convívio, num espaço reservado e preparado pela Câmara Municipal para acolher todos os participantes.O executivo municipal acompanhou este grupo de mondinenses ao santuário de Fátima.Na mensagem que dirigiu a todos os presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, falou da satisfação de partilhar esta jornada com a população mais idosa do concelho e da importância destes encontros para “estimular a convivência, a comunicação e a amizade entre a população do nosso concelho, podendo assim favorecer o bem-estar e satisfação de cada um”. Realçou que estas pessoas “são a sabedoria do nosso passado, que nos fez chegar ao presente, ajudando-nos a construir o futuro”. O Convívio Sénior é uma iniciativa da autarquia que contou com a colaboração das juntas de freguesia e das associações locais.