A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será palco do 2.º Seminário Vine & Wine Portugal, a 22 de maio, com início às 09h30, na Aula Magna.
O seminário integra-se no âmbito do projeto Vine & Wine, uma iniciativa estratégica que visa a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização do setor vitivinícola português. “O encontro reunirá especialistas, produtores e investigadores para uma manhã de reflexão sobre os desafios tecnológicos, o investimento produtivo e a internacionalização do setor do vinho.”, revela a UTAD.
A sessão de abertura vai contar com intervenções do Reitor da UTAD, Emídio Gomes, do líder do consórcio Vine & Wine, Jorge Dias (Granvinhos) e de representantes institucionais, dando o mote para uma jornada de partilha de conhecimento e experiências. Seguir-se-á um bloco dedicado ao ponto de situação do projeto, incluindo dados quantitativos, qualitativos, ações de internacionalização e iniciativas de formação e disseminação de boas práticas.
O seminário prossegue com a apresentação das “Adegas do Futuro” e dos caminhos da modernização tecnológica no setor através da “Vine & Wine Plataform”. À tarde, os participantes terão a oportunidade de assistir a várias demonstrações em contexto real de soluções tecnológicas na Adega e na Vinha da UTAD.
A universidade revela que “Entre os diversos produtos, processos e serviços em desenvolvimento poderão observar: a solução híbrida de energias renováveis, a solução transversal IoT, o robô modular para a vinha, o sistema robótico de desinfeção, a solução para a rastreabilidade dos rótulos, a solução móvel de tratamento de água, biofertilizantes, a solução do processo de monitorização do envelhecimento, os indicadores de levedura e solução cepas microbianas, produtos para melhorar a resistência ao stress hídrico, e a plataforma Vine & Wine que reúne funcionalidades como a gestão de operações, os serviços previsionais ou o hub de informação.”
