rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fafe – “É o único museu de Rali que existe em Portugal”- José Pereira em entrevista à RRB

O fafense José Pereira, diretor e presidente do Museu do Rali Fafe, foi o fundador do espaço que a RRB conheceu na manhã de 17 de Janeiro, numa emissão em direto no programa “Espaço Aberto”. Foi a 10 de julho de 2021 que este museu foi inaugurado, a abertura ao público aconteceu 7 dias depois. O Museu do Rali de Fafe é único em Portugal exclusivamente dedicado ao rali, destacando-se não apenas na região de Fafe, mas em todo o país como um ponto de referência para os apaixonados por este desporto.” É o único museu de Rali que existe em Portugal e noutros países há muito poucos”, revelou o entrevistado. “Neste museu vamos contanto a história de pilotos, de marcas, temos uma panóplia de objetos ligados ao rali”considera o fafense. A diversidade é o que compõe o museu. O museu faz-se com a historia do rali dos anos 70, 80 e 90, anos de ouro do rali, não esquecendo a atualidade.”, conta à RRB.

O museu é constituído por “uma média de 30 carros em exposição que vão rodando”, saindo uns e entrando outros. Tentam diversificar nas marcas para terem mais histórias para contar e falar de mais pilotos. Composto por uma grande coleção de carros, uma pista única para os mais novos usufruírem, uma coleção privada de miniaturas que retrata a marca e os carros e os equipamentos de pilotos. Também, fatos de competições dos próprios pilotos estão em exposição no museu do Rali de Fafe, para retratar as equipas, onde “um visitante e piloto alemão gentilmente ofereceu-nos um grande espólio de fatos originais”, revela.
Um espaço dedicado a preservar a história e a paixão pelo rali na região de Fafe. Este museu faz homenagem a momentos marcantes das competições de rali, aos automóveis icónicos e às figuras emblemáticas que construíram a essência deste desporto.
A cidade de Fafe sempre foi muito conhecida e associada ao rali, com etapas em março e maio, conhecido como o “rali Serras de Fafe” que atrai diversas pessoas de vários pontos do mundo, mas sobretudo os nossos vizinhos espanhóis. Com esta passagem do rali pela cidade nestes meses do ano, José Pereira eternizou o rali para o ano todo através do museu. “Um gosto enorme que tenho pelo desporto automóvel” confidencia. “Mas tenho uma grande equipa, que me ajuda que este museu tenha vida e que cumpra o propósito para que foi cumprido”.
A contagem das entradas no museu regista que o espaço já recebeu visitantes de 60 países diferentes. “As pessoas vêm visitar, deixam mensagem, temos de várias línguas”, assegura José Pereira.

O Museu do Rali de Fafe está aberto ao público, de terça-feira a sexta-feira das 15h às 18h; aos sábados e domingos das 15h às 19h.Para ouvir a conversa de Daniela Oliveira e Fernando Machado com José Pereira através de podcast aqui.

Texto – Catarina Alves