rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Luís Montenegro inaugurou a unidade avançada de reabilitação de Celorico de Basto (c/áudio)

O primeiro ministro Luís Montenegro e a ministra da sáude Ana Paula Martins acompanhados do presidente da ULS do Alto Alve, Pedro Cunha, e do autarca celoricense, José Peixoto Lima inauguraram, a 4 de Dezembro, a Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica, instalada no antigo internamento do Centro de Saúde local. A

A unidade de retaguarda inaugurada está já em funcionamento e “é uma solução estratégica que vai além do internamento e liberta camas para casos urgentes garantindo a recuperação em segurança e com o acompanhamento adequado”, considera a autarquia. É parte de uma resposta integral e integrada, concebida para apoiar utentes em convalescença de situações como os acidentes vasculares cerebrais ou cirurgias do foro ortopédico. Esta unidade permitirá uma redução do tempo de espera para a reabilitação acelerando a recuperação dos utentes, possibilidades de pleno restabelecimento e consequentemente a sua qualidade de vida. Para a ministra da sáude, Ana Paula Martins, é um bom exemplo a replicar noutros concelhos.

Na intervenção na sessão solene de inauguração, José Peixoto Lima, destacou o impacto transformador desta unidade na vida da comunidade e realçou o papel do município na concretização do projeto, assumindo os custos das obras de adaptação, num investimento superior a 300 mil euros. “Não esperamos pelos financiamentos do PRR, dos fundos comunitários ou da administração central. Levámos esta intervenção a cabo com recursos próprios e assumimos o compromisso de oferecer à população uma unidade de excelência. Esta obra marca o início de uma nova era nos cuidados de saúde do concelho, assegurando que os nossos cidadãos possam recuperar e reabilitar-se perto de casa, junto da família e amigos”.

Pedro Cunha, Presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, expressou o seu orgulho na concretização deste projeto, que considerou um marco significativo no fortalecimento dos cuidados de saúde na região. “Esta unidade não é apenas mais um edifício. É o resultado de um esforço conjunto, guiado por um objetivo comum proporcionar cuidados de excelência, mais próximos e humanizados. É uma resposta inteligente e integrada, desenhada para apoiar a recuperação de utentes em situações tão desafiantes como acidentes vasculares cerebrais ou cirurgias ortopédicas”.

O Centro de Saúde de Celorico de Basto foi uma obra financiada pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento – FLAD, que nunca foi utilizado em todo o seu potencial, a instalação desta unidade avançada de reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica significa um ponto de inversão na trajetória de perda de valências e diminuição dos serviços prestados e dá um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde. Esta obra reforça o papel do município como um agente ativo na promoção do bem-estar da população, desenvolvendo e integrando parcerias que ajudem a encontrar soluções concretas e eficazes para os problemas da população.