rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 11, 2026

Instalado posto de transformação de eletricidade em Ourilhe

Foi instalada uma nova infraestrutura elétrica em Ourilhe, na Rua do Porto, com o objetivo de reforçar e otimizar o fornecimento de energia à comunidade local.O novo posto de transformação, em Baixa Tensão, resulta de um investimento da E-Redes, comparticipado pelo município de Celorico de Basto, uma infraestrutura que ” permite agora reforçar a linha de baixa tensão da zona envolvente, promovendo uma melhor gestão da rede elétrica e aumentando a sua capacidade de resposta”, revela a autarquia em comunicado.A instalação do PT visa não só assegurar maior eficiência energética, como também fortalecer a infraestrutura existente, garantindo maior resiliência da rede e capacidade para responder a novas solicitações de energia elétrica.O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destaca a relevância desta intervenção, sublinhando que se trata de “mais uma infraestrutura que servirá a população, entidades e serviços desta área geográfica, potenciando o território para serviços de qualidade, dotando a rede de maior capacidade e resiliência, garantindo a possibilidade de novas solicitações de energia elétrica”.

PRR disponibiliza 150 milhões de euros para apoiar empresas afetadas por calamidades

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontra-se aberto o Aviso N.º 06/C05-i14.01/2026, que disponibiliza 150 milhões de euros para apoiar projetos de inovação e reforço da resiliência empresarial nas regiões afetadas por cheias e tempestades. Esta linha de apoio à reindustrialização tem como objetivo promover a recuperação económica e fortalecer a competitividade do tecido empresarial dos territórios abrangidos, incluindo o concelho de Amarante.As candidaturas decorrem até 31 de março de 2026 e destinam-se a empresas de qualquer dimensão, bem como a empresários em nome individual. O apoio incide sobre investimentos orientados para a modernização de equipamentos e processos produtivos, a transição digital e tecnológica, o desenvolvimento de projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), o reforço da capacidade produtiva e a diversificação da atividade.No caso específico de Amarante, as taxas de financiamento podem atingir até 50% para micro e pequenas empresas, até 40% para médias empresas e até 30% para grandes empresas, podendo ainda beneficiar de majorações que elevam o apoio até 80% nos projetos de I&D.Os investimentos elegíveis devem situar-se entre 100.000 euros e 10.000.000 euros, sendo obrigatório que o início dos trabalhos ocorra após a submissão da candidatura. Está igualmente prevista a possibilidade de adiantamento até 30% do incentivo aprovado.Esta medida constitui uma oportunidade estratégica para reforçar a modernização, a capacidade produtiva e a resiliência das empresas afetadas por fenómenos climáticos adversos, contribuindo para uma recuperação económica mais sólida e sustentável.

Trilhos do Viso no mês das Camélias – a 22 de Março

A edição deste ano dos Trilhos do Viso está marcada para 22 de Março. O evento desportivo é organizado pela AMA-Associação Mondim Atletismo e pela Associação Motólicos de Agilde com o apoio do Municipio de Celorico de Basto. A edição deste ano é composta por trail longo (25 quilómetros), trail curto (18 quilómetros) e caminhada (10 quilómetros). A Partida e chegada será na Escola Básica da Mota.

UMinho assinala Dia do Curso em Proteção Civil e Gestão do Território em Guimarães

O Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho assinala já amanhã, 12 de março, o dia do Curso de Proteção Civil e Gestão do Território e simultaneamente o Dia Internacional da Proteção Civil, com uma visita oficial do governante ao Campus de Azurém, em Guimarães.As comemorações, que decorrem no CCG/ZGDV no campus de Azurém, começam no pelas 10h00, com uma intervenção de Tiago Miranda, Pró-reitor para a Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas. Às 11h00 tem lugar a conferência “A Proteção Civil e a Gestão do Território” com a participação do presidente da CCDR-N, Álvaro Santos, do presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Braga, Manuel Tibo e do presidente do Município de Guimarães, Ricardo Araújo. Segue-se a intervenção de Rui Rocha, Secretário de Estado da Proteção Civil, que encerra o período da manhã. Às 14h30, está prevista uma visita ao Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana de Guimarães. A licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território iniciou-se no ano letivo 2018/2019 e é uma oportunidade de formação superior única nas universidades portuguesas, colmatando a necessidade do mercado de profissionais dotados de um conhecimento sólido e de uma visão sistémica sobre a Proteção Civil. A comemoração visa sensibilizar para a importância da proteção civil e dos seus agentes, na salvaguarda da vida humana e da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes e catástrofes.