rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Procissão dos Passos a 1 de Março em Arnoia

A Procissão dos Passos vai regressar a São João Batista de Arnoia, em Celorico de Basto, já no próximo domingo, 1 de março.

O Arciprestado de Celorico de Basto diz que “voltará a viver a Procissão dos Passos, numa iniciativa que recupera uma das mais significativas expressões da espiritualidade quaresmal.”
A celebração vai ter início pelas 15h30, na Capela de São Sebastião, com o Sermão do Pretório a cargo do P. Parcídio Rodrigues. Segue-se a procissão em direção à Igreja Paroquial de São João Batista de Arnoia presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, P. Francisco Medeiros, culminando com a Eucaristia na igreja paroquial.
Para o Arciprestado “esta procissão assume um significado especial, uma vez que a última realização da Procissão dos Passos nesta comunidade ocorreu há cerca de 50 anos.” O Administrador Paroquial de São João Batista de Arnoia, P. Sérgio Araújo, destaca a dimensão histórica e espiritual deste momento, “a última vez que esta Procissão dos Passos se realizou na nossa comunidade foi há cerca de cinquenta anos”, sublinhando que a sua reativação representa “um reencontro com uma tradição profundamente enraizada na vivência da fé do nosso povo”.
Mais do que um gesto simbólico, esta iniciativa pretende projetar-se no futuro. Como refere o administrador Paroquial, o objetivo passa por “revitalizar esta expressão de piedade popular, envolvendo cada vez mais fiéis e criando condições para que cresça nos próximos anos”. A intenção é que a Procissão dos Passos se afirme como “uma marca da vivência da Quaresma em todo o Arciprestado de Celorico de Basto”, reforçando a dimensão comunitária e espiritual deste tempo litúrgico.
A organização convida toda a população a associar-se a este momento de fé e tradição, que se insere no caminho quaresmal de preparação para a Páscoa.