rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fevereiro 19, 2026

Amarantina está no Festival da Canção 2026 (c/áudio)

O seu nome é Margarida Castanheira e é cantora e compositora de uma das 16 canções que este ano participam no Festival da Canção. Ela é Guida, no seu projeto a solo, já apresentado na RRB, mas a Margarida surge agora na banda AGRIDOCE e com a música “Onde Quero Estar” vai atuar na 1.ª semi-final do festival marcada já para este sábado, 21 de Fevereiro. “Isto nasceu de uma colaboração entre três artistas que não se conheciam mas que se juntaram numa atividade para músicos e compositores.” revela em entrevista à RRB. o tema pop ““Onde Quero Estar” Fala do facto de às vezes sentirmos que estamos atrasados ou a ficar para trás, quando na verdade estamos apenas em fases de vida diferentes das pessoas que nos rodeiam. O que é normal e, por isso, não nos devíamos comparar tanto. Ao mesmo tempo criticamos a sociedade, que anda sempre numa correria, reforçando a mensagem de que devemos levar a vida com leveza e descontração. No fundo queremos mostrar que devemos descomplicar, nunca deixando de lutar pelos nossos objetivos. Mas com calma e desfrutando do processo. É importante respeitarmos o nosso tempo e sermos felizes desde que estejamos exatamente onde queremos estar.” A música foi escrita em Março do ano passado e no mês de Setembro tendo a oportunidade de concorrer ao festival, não tiveram dúvidas de seguir em frente. Para a Margarida “É o terceiro ano consecutivo que contamos com um amarantino no Festival da Canção, e penso que seja também um motivo de orgulho e felicidade para os amarantinos e desse modo gostaria de contar com o vosso apoio na divulgação da minha participação.” O trabalho por agora é bastante mas a Margarida está a tentar aproveitar todos os momentos nesta experiência que lhe está a trazer tanto entusiasmo. A música está disponível nas plataformas digitais. A semi-final acontece já a 21 de fevereiro, sábado, e a final é a 7 de março. Música “Onde Quero Estar” disponível aqui.

“Sonhos na almofada” – Projeto quer promover a higiene do sono dos idosos celoricenses

O programa social “Celorico a Mexer” está a acolhe um projeto de intervenção comunitária chamado “Sonhos na almofada” com o objetivo promover a higiene do sono dos idosos do Concelho de Celorico de Basto.Trata-se de um projeto piloto que está a ser desenvolvido junto deste público, em particular com os idosos que integram os grupos de Canedo, Veade, Ribas, S. Clemente, Pereira, Nespereira e Vacaria.Numa primeira fase, que decorreu durante o mês de janeiro, os idosos foram alvo de ações regulares, com o objetivo de avaliar a qualidade do sono. Este projeto está a ser implementado pela aluna da UTAD, Cláudia Lopes, no âmbito do mestrado em Enfermagem comunitária. Até ao momento foram realizadas três sessões de educação para a saúde, uma sobre “Higiene do Sono e a sua importância”, uma segunda sessão sobre “Insónia e o consumo de benzodiazepinas” e uma terceira sessão sobre “Higiene do sono: Medidas não farmacológicas para combater a insónia” que consistiu num workshop com técnicas de yoga e treinos respiratórios. Para o vereador José Sousa “Estamos completamente comprometidos em ter cada vez mais idosos a usufruir deste programa, o Celorico a Mexer é um programa aberto à comunidade mais idosa e um verdadeiro ponto de encontro de experiências, saberes e memórias, onde os idosos encontram a oportunidade de se manterem ativos, dinâmicos e comprometidos em dar de si à comunidade. Queremos que os nossos idosos vivam o envelhecimento com autonomia, qualidade de vida, dignidade e sejam cada vez mais valorizados pela sua experiência e vivência comunitária”.

Parque de lazer geriátrico vai nascer em Ribas

A freguesia de Ribas vai ganhar a construção de um Parque Geriátrico, que ficará localizado junto à entrada principal da Igreja de S. Salvador de Ribas, perpendicular à Rua de Ribas e nas imediações da capela mortuária que se encontra em construção. A autarquia fala na criação de um parque de lazer geriátrico, um parque de estacionamento, e um espaço verde com o objetivo claro de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer e vivência comunitária, com saúde e bem-estar.  Para o autarca José Peixoto Lima “Este arranjo urbanístico tem como finalidade dar à comunidade de Ribas um espaço de qualidade que promova o convívio, o envelhecimento ativo, a saúde física e psíquica. Ao mesmo tempo, descentraliza a freguesia para um zona mais ampla, conferindo utilidade e funcionalidade ao espaço público, com uma abundante zona verde e outros espaços e equipamentos visam, claramente, promover a inclusão e a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida da comunidade” . Vai ficar localizado nas imediações do Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Ribas. Esta obra terá um custo superior a 280 mil euros  com financiamento da União Europeia – após submissão e aprovação de candidatura ao NORTE2030 (Programa Regional Norte).

Festa Internacional das Camélias – Atividades com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para todos as atividades referentes à Festa Internacional das Camélias, a decorrer este ano nos dias 13,14 e 15 de Março. A inscrição para qualquer das atividades está disponível no site da autarquia (aqui). É necessário a inscrição para as seguintes atividades: Desfile de moda para eleição da rainha e princesa das camélias ; Exposição/concurso de camélias; Murais de camélias; Mercado de camélias e concurso fotográfico “Camellia”; Neste mês estão disponíveis visitas a jardins – durante todos os fins de semana de março, para tal é necessário enviar e-mail para turismo@mun-celoricodebasto.pt para reservar visita.