rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 23, 2026

Guimarães – UMinho apresenta exposição sobre o pai da literatura moderna da China

O espaço B-Lounge da Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães, acolhe em janeiro uma exposição dedicada a Lu Xun (1831-1936), pai da literatura moderna da China. A mostra estará depois em junho no B-Lounge do campus de Gualtar, em Braga. De acesso livre, a iniciativa está a cargo do Instituto Confúcio da UMinho (ICUM), com a parceria do Museu Lu Xun de Pequim e dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho. A exibição intitula-se “Seeking new voices beyond new borders – Lu Xun and European science and culture” e apresenta três dezenas de painéis com documentos, imagens e materiais históricos. O acervo foca a ligação profunda de Lu Xun com o pensamento científico, literário e artístico do Ocidente e como contribuiu para a renovação intelectual e cultural do seu país, num percurso marcado pelo intercâmbio, pela reflexão e pela criação. Lu Xun foi central no Movimento de Nova Cultura, no Movimento Quatro de Maio e na Liga de Escritores de Esquerda, sendo um símbolo da crítica, modernidade e consciência social. Através de contos, novelas, crónicas, ensaios e traduções, denunciou o atraso social, o autoritarismo e as tradições opressivas. Entre as suas obras estão “Diário de um louco”, “A verdadeira história de AQ”, “História concisa da ficção chinesa” ou as coletâneas “O Chamado” e “Errâncias”. Estudou Medicina no Japão, absorvendo ideias científicas e filosóficas ocidentais, traduziu autores como Nietzsche, Gogol, Ibsen ou Byron e usou modelos literários europeus para questionar a tradição confucionista e para levar à modernização cultural da China e à reforma linguística (foi dos primeiros a usar vernáculo em vez de chinês clássico). No entanto, nunca abdicou de uma perspetiva crítica face ao colonialismo e ao eurocentrismo. Quatro especialistas do Museu Lu Xun de Pequim estiveram igualmente há dias na UMinho, promovendo junto dos alunos do Departamento de Estudos Asiáticos uma conferência sobre Lu Xun, a descrição dos artefactos e manuscritos expostos e uma oficina de xilogravura alusiva ao Ano Novo Chinês. A sessão no espaço da Biblioteca Fernão Mendes Pinto contou com o curador de investigação daquele Museu, Ge Tao, e a diretora do ICUM, Zhang Yan, entre outros.

Formação para professores da Cercimarante chega à Escola Secundária de Amarante

Centro de Recursos para a Inclusão da Cercimarante está a promover o pProjeto “Liderança Estratégia para +Inclusão”. É dirigido às lideranças dos Agrupamentos de Escolas/Escola não Agrupada, no âmbito da parceria existente. Foi a 13 de janeiro que decorreu, na Escola Secundária de Amarante, a primeira ação de formação subordinada ao tema “Liderança e Gestão Emocional: Estratégias para um clima organizacional positivo”, e que surge no âmbito da implementação, no presente ano letivo, do projeto Liderança Estratégia para +Inclusão (LEI+), promovido pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercimarante, e que é dirigido às lideranças dos Agrupamentos de Escolas/Escola não Agrupada, no âmbito da parceria existente. Esta primeira sessão contou com a participação de elementos das direções da Escola Secundária de Amarante, do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes e do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso. A ação, dinamizada pelo psicólogo e coordenador do CRI, Jorge Pereira, constituiu “um momento de partilha, reflexão e desenvolvimento de competências de Inteligência Emocional, aplicáveis à tomada de decisão e à gestão de equipas, em contexto escolar.”, revela a Cercimarante em comunicado.“Quando as lideranças demonstram colaboração, compromisso e participação no trabalho em rede, estamos no caminho do sucesso”, sublinha Jorge Pereira. O projeto visa consolidar um modelo de liderança estratégica, promotora de um clima escolar positivo, inclusivo e alinhado com o bem-estar de toda a comunidade educativa.

Zona envolvente ao Mosteiro de Arnoia vai ser restruturado

O Município de Celorico de Basto estabeleceu um protocolo que prevê a cedência de um terreno particular para conseguir criar um arruamento a fim de reestruturar a da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia.A autarquia em comunicado revela que ” vai ser redefinido o caminho de ligação na rua Dr. Afonso Mota até à junta de freguesia de Arnoia, e de forma concreta toda a reestruturação urbana da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia.” Para o autarca celoricense, José Peixoto Lima “termina assim um processo que já se arrastava desde que no local foi construido o polidesportivo, num espaço cedido para o efeito por Raimundo Correia Gomes, ilustre celoricense, espaço esse que ocupou 4000m2, sem que na altura o município tivesse pago qualquer contra partida. Neste acordo agora celebrado com os herdeiros de Raimundo Correia Gomes, o município compromete-se a executar um arruamento e infraestruturas que atravessam o terreno urbano e que conferem condições para a sua urbanização.”Nesta fase, compete ao município realizar as obras de execução do arruamento, com uma largura média de 6,5m, que servirá para a criação de uma faixa de rodagem e das respetivas infraestrutura, tal como a rede de abastecimento de água, rede de saneamento, rede de iluminação pública e gás.Foi a 09 de maio de 2005 que o município teve autorização para a tomada de posse imediata de uma parcela de terreno de 4000m2 para a construção de um equipamento público, o polidesportivo de Arnoia, volvidos 20 anos fica “encerrado o compromisso anteriormente estabelecido”.

Estradas cortadas em Mondim de Basto

Estradas cortadas à circulação automóvel em Mondim de Basto:🚫 E.M. 1205 – entre Campanhó e Alto do Velão🚫 E.N.312 – 1 – entre Mondim de Basto e Vila Real, a partir da Anta. A proteção civil do concelho de Mondim de Basto revela que “a situação está a ser acompanhasda pelos serviços municipais, apelando-se à população para que evite deslocações não essenciais e cumpra as indicações das autoridades no terreno.”

Encerrada ao trânsito estrada do cemitério de Carvalho à capela do Viso

Devido à queda de neve, a estrada que liga o Cemitério de Carvalho à Capela do Viso encontra-se temporariamente encerrada ao trânsito por motivos de segurança. A proteção civil do concelho de Celorico de Basto “Solicitamos aos automobilistas a utilização de percursos alternativos”.A reabertura será comunicada assim que as condições o permitirem.