A Depressão INGRID vai trazer neve a esta região. O IPMA já lançou o aviso vermelho, de nível máximo, para os distritos de Braga, Porto e Vila Real entre outros. Está prevista queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 m. A precipitação irá ocorrer sob a forma de neve nas terras altas acima dos 800 metros de altitude, podendo descer a cota até aos 600 metros de altitude, em particular entre o final da tarde de sexta-feira, dia 23, e o final da manhã de sábado, dia 24. A acumulação de neve será significativa nas serras das regiões Norte e Centro acima dos 800 metros de altitude, com valores que poderão atingir os 25 cm até domingo, dia 25.O vento irá intensificar a partir do final da tarde de dia 22, soprando do quadrante oeste, por vezes com rajadas da ordem dos 70 a 80 km/h no litoral e 80 a 100 km/h nas terras altas. A agitação marítima irá ser forte, com ondas de noroeste com 6 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 23 e 25, podendo atingir 15 metros de altura máxima.
Nuno Machado, da proteção civil do concelho de Celorico de Basto alerta a população para o aviso para o distrito e para o concelho de neve a 600 metros de altitude. “Nós temos a zona alta do concelho acima dessa cota como Agilde, Rego e Borba da Montanha e ainda Carvalho, Caçarilhe e Infesta com previsão de acumulação”. Nuno Machado garante “que o acompanhamento será feito durante a madrugada”.
Poderão haver condicionamentos de trânsito e mesmo cortes de estrada e o cuidado da população é fundamental. “As pessoas têm de seguir as indicações da proteção civil, com precaução na circulação rodoviária e mesmo a pé”.
É na tarde de hoje, quinta-feira, que a equipa de proteção civil do concelho de Celorico de Basto vai reunir a fim de decidir “como será coordenado todo o serviço”, sendo certo que haverá condicionamento de trânsito e impedimentos de circulação, nomeadamente na zona do Viso.
“A salvaguarda da vida humana é o mais importante”, enfatiza Nuno Machado da proteção civil de Celorico de Basto em declarações à RRB.







