rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Professor da UMinho lança manual sobre máquinas e mecanismos


O compêndio de Paulo Flores é o primeiro na área em língua portuguesa, tem mais de mil páginas e será apresentado a 4 de fevereiro.

O professor Paulo Flores, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), lança a 4 de fevereiro o livro “Ciência de Máquinas e Mecanismos”, o primeiro compêndio nesta área em língua portuguesa. A sessão está marcada para às 15h00, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães. A obra vai ser apresentada pelo professor Filipe Samuel Silva, também da EEUM.

O momento insere-se na “Aula Inaugural de Engenharia Mecânica e Aerospacial da UMinho 2026”, que começa pouco antes, às 14h00, com a palestra “Toda a mecânica em 5 equações”, por Paulo Flores. O encerramento decorre pelas 16h00, com um momento musical e de confraternização.

Revela a UMinho em comunicado que “este novo livro editado pela Engebook, de 1016 páginas e 13 capítulos, os conteúdos estão estruturados para um aprofundamento de quadros teóricos e para o desenvolvimento de competências ao nível da análise cinemática e dinâmica de máquinas e mecanismos. Foi escrito durante a licença sabática do autor nos EUA e destina-se a estudantes, a professores e ao público em geral do mundo lusófono.”

A saber:

Nascido há 53 anos em Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e pela Universidade do Arizona (EUA). Em 2024 recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Iasi (Roménia). Trabalha há 30 anos na UMinho, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). Recebeu prémios científicos e pedagógicos em vários países e é (co)autor de mais de meio milhar de publicações académicas. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Biomecânica, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo pela editora Elsevier e coordena ainda o maior festival universitário europeu de corridas de minicarros (“Race Party”).